O mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA – FAROL CURSO DE DIREITO
ANTONIO ALBERTO CARDOSO DE FREITAS

O MITO DA CAVERNA

Produção Textual realizada pelo acadêmico Antonio Alberto Cardoso de Freitas IºB,apresentado à disciplina Filosofia Jurídica, como requisito parcial de avaliação bimestral ao Curso de Direito orientado pelo Professor Ms: José Ricardo Teles Feitosa.

O MITO DA CAVERNA

Podemosinterpretar a caverna como o mundo em que vivemos, onde, as vezes nós nos deixamos levar pelas aparências e não procuramos saber qual é o real significado das coisas e com isso tornamo-nos ignorântes.Apenas aceitamos as informações que recebemos e as tomamos como verdades indiscutíveis, sem procurarmos refletir se essas informações são verdadeiras ou não.
Muitas dessas informações "verdades"perpetuaram-se por tempos, onde eram aceitas por todos, e ninguém pensava que pudesse ser diferente, não perguntavam-se o por quê de ser assim, muitas delas as vezes nunca foram se quer nem comprovadas.Para superarmos essa ignorância, devemos recorrermos a educação e principalmente a filosofia, pois só através desses meios que vamos realmente refletir e interpretar o mundo. Através dessa idéia éque começaremos a questionar se tudo que aprendemos é realmente verdade, e com o passar do tempo começaremos a perceber o mundo de forma diferente e aproximando-se do que ele realmente é.
Para nãosermos como os homens que estavam enclausurados, com a visão completamente distorcida da realidade e vivendo na escuridão como também a sociedade está, devemos buscar a sabedoria, pois só ela é capaz denos revelar as coisas que vemos, permitinto-nos entender o mundo e as pessoas de forma mais ampla e real.
Quando nos atentamos à importância do conhecimento, temos a educação como forma desuperação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as...
tracking img