O mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido:

1. De forma resumida relate o mito da caverna e ao final responda: O que é caverna? Que são as sombras projetadas no fundo? Que são os grilhões e as correntes? Quem é o prisioneiro que se liberta da caverna? O que é a luz do sol? O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? Qual é o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e dom o qual ele deseja libertar os outrosprisioneiros?
2. Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
3. Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?
4. O que é e como é a reflexão filosófica?
5. O que significa dizer que a Filosofia é um pensamento sistemático ou uma interrogação sistemática?
6. Explique por que a atividade filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica.
7. Resumaos principais legados da Filosofia grega para o pensamento ocidental.
8. O que é mito? Por que merecia confiança e era inquestionável?
9. Quais as principais diferenças entre Filosofia e mito?
10. Quais as condições históricas que propiciaram o surgimento da Filosofia na Grécia?






1 – O Mito da Caverna:

Desde o nascimento alguns seres humanos viveram numa caverna acorrentada esem poder se mexer, virados de costas para a entrada da caverna, nunca puderam ver o mundo exterior. Só viam sombras de si mesmos, por isso acreditavam que aquilo era a realidade. Mas um prisioneiro resolveu fugir então começou a ver o mundo verdadeiro, e voltou para contar aos outros que não acreditaram e o mataram.

Caverna é o mundo de ilusão de aparência, em que vivemos. As sombrasprojetadas no fundo é a realidade nua e crua que percebemos e nem sempre acreditamos. Os grilhões e correntes são nossos preconceitos e “achismos”, quando saímos da ignorância para a opinião própria.
O prisioneiro que se liberta da caverna, é o Filósofo, em nosso cotidiano é quando nossas mentes se abrem para novas concepções, novos questionamentos, inconformismos e aprendizado. A luz do sol representa oconhecimento, o esclarecimento, a verdade. O Mundo iluminado pelo sol da verdade é o mundo real o qual muitas vezes ofusca a visão, o que nos possibilita ver além das sombras. O instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros é a Filosofia, a indagação, o porquê, a insatisfação, o inconformismo.


2 – Passamos da atitude costumeira para afilosófica quando indagamos, interrogamos e/ou questionamos algo que era objeto de crença, de costume. É quando não nos contentamos com opiniões já estabelecidas.


3 – As principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica sã: “O que é?” “Porque é?” “E como é?”.


4 – Reflexão Filosófica é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, questionando a si mesmo. É aindagação do próprio pensamento. Não somos somente seres meramente pensantes, pois interagimos com o mundo, nos relacionamos com os outros seres humanos, com as plantas, com os animais, e essas relações são expressas tanto por meio de linguagens quanto por meio de ações e gestos.


5 – O conhecimento filosófico é um estudo intelectual, que não se contenta com respostas para questões preestabelecidas,exigindo o estudo trabalhado das próprias questões, com respostas verdadeiras, bem relacionadas entre si, esclarecedoras, com idéias coerentes e significativas.


6 – A atividade Filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica porque essas três expressões se ‘’completam’’ filosoficamente falando, pois a filosofia se define pela busca de fundamentos e de sentidos da realidade, questionando oque essas formas de realidade são, como são, e porque são, estudando as causas que as fazem existir, permanecer, mudar e desaparecer .

7 – Os principais legados da Filosofia grega para o pensamento ocidental são:
• A idéia que um verdadeiro conhecimento deve encontrar os princípios universais partindo da idéia de que o conhecimento não é imposto á as pessoas e sim usar argumentos que possam...
tracking img