O mito da caverna

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2011
O mito da caverna, escrito pelo filósofo Platão, conta narra a história de seres humanos que eram isolados do mundo exterior. Esses seres humanos viviam numa caverna que era isolada do mundo por umgrande muro. O único contado com o mundo exterior é um raio de luz projetada por uma fogueira de outros homens que estão do outro lado do muro. Essa luz que entra na caverna traz consigo as sombras doshomens que habitam do outro lado.
Dentro da caverna, aqueles homens que nasceram e cresceram ali, ficavam sempre numa mesma posição: olhando para uma parede no fundo da caverna, onde contemplavam assobras daqueles homens do mundo exterior. Através do muro também ecoa os sons que vem de fora, por isso, aqueles homens da caverna passam a ter aqueles sons como sons emitidos pelas sombras. Paraeles, aquelas sombras e aqueles sons, era a realidade e com esse pensamento conviviam anos e anos naquele lugar.
Platão então faz uma proposta. O que aconteceria se um dos homens tivesse a oportunidadede contato com o mundo exterior? De início ele ficaria ofuscado pela enorme quantidade de luz presente nesse novo ambiente. Depois de ter se adaptado, começaria as descobertas: O pequeno raio de luzque estava presente na caverna, era a luz do sol e da lua e não apenas de uma fogueira. Ia então reconhecer a origem de todas aquelas sombras e perceber que existiam outros seres humanos iguais a elenesse novo mundo.
Platão sugere ainda o seguinte: Se aquele homem que saiu da caverna e descobriu um novo mundo decidisse voltar para contar a seus companheiros tudo o que viu, o que aconteceria?Segundo o filósofo, ele correria sérios riscos. Os seus companheiros que sempre compartilharam a mesma crença e sempre acreditava nas sombras como a realidade, poderia se revoltar contra ele, acusar deestar louco e até matá-lo por ter ido contra o que todos acreditavam.

A sociedade atual também é assim. Vivemos num mundo onde muitas vezes ficamos isolados e acreditamos em ilusões, acreditamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mito da caverna
  • O mito das cavernas
  • Mito da caverna
  • O mito da caverna
  • O mito da caverna
  • Mito da caverna
  • O Mito da Caverna
  • Mito da caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!