REFLEXÃO SOBRE O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO O texto de Platão, “O MITO DA CAVERNA” apresenta uma proposta de reflexão que, apesar de antiga, ao mesmo tempo estará sempre atual e será sempre necessáriaa todo ser humano que busca o conhecimento e a compreensão de sua existência neste mundo, em meio à sociedade. A partir dos pontos de referência dados, compreende-se que o muro existente simboliza umobstáculo imposto por uma classe dominante, para manter outras pessoas isoladas da realidade; a caverna seria o mundo das aparências em que essas pessoas vivem, e as sombras projetadas seriam o modode garantir que esse grupo tenha suas ideias manipuladas de modo que não tenham capacidade de sair daquela situação. É possível estabelecer esta caverna como sendo todo o contexto sóciocultural em queum ser humano vem ao mundo, pois a primeira caverna de convívio seria a família, em seguida o meio social em que está inserido, as formas de governo, o sistema educacional, etc... O ambiente querodeia e norteia os aspectos de convívio deste indivíduo em um primeiro momento, sendo projetados para ele como sombras das ideias desta classe dominante, apresentando-se para ele como a única realidadeimediata, ou seja, tudo que ele pode perceber. Os grilhões e as correntes são interpretados, como as opiniões, preconceitos e crenças de que, apenas o que aquele individuo consegue perceber seja toda arealidade existente; esses grilhões e correntes são toda a herança cultural tanto do ambiente familiar quanto do meio em que vive, pode-se notar que toda pessoa enquanto aguarda a chegada damaturidade de pensamento, depende do que aprende com outros no meio social em está inserida. O texto de Platão propõe um momento de ruptura: se alguém conseguisse ter ideias próprias e tentasse elucidar osdemais, ou seja, se alguém conseguisse alcançar o mundo exterior e conhecer a luz. Quem seria o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? – o filósofo; que seria então a luz do mundo exterior? - A... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). O mito da caverna de platão - reflexão filosófica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Mito-Da-Caverna-De-Plat%C3%A3o/461483.html

MLA

"O mito da caverna de platão - reflexão filosófica" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Mito-Da-Caverna-De-Plat%C3%A3o/461483.html>.

MLA 7

"O mito da caverna de platão - reflexão filosófica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Mito-Da-Caverna-De-Plat%C3%A3o/461483.html>.

CHICAGO

"O mito da caverna de platão - reflexão filosófica." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Mito-Da-Caverna-De-Plat%C3%A3o/461483.html.