O MINIST RIO DOS AP STOLOS

1748 palavras 7 páginas
inst it ut o gam alie l.co m

http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/o -ministerio -do s-apo sto lo s/teo lo gia

O MINISTÉRIO DOS APÓSTOLOS

digg
A história bíblica termina no livro de Atos, que descreve o ministério da igreja primitiva. Em Atos vemos como a mensagem concernente a Jesus – a mensagem da redenção – propagou-se de Jerusalém até Roma, centro do mundo Ocidental.
O livro de Atos mostra a expansão da igreja:
a) Em Jerusalém;
b) De Jerusalém para a Judéia, Samaria e região.
c) De Antioquia até Roma.
a) A Igreja em Jerusalém - As primeiras experiências dos discípulos de Jesus em Jerusalém revelam muita coisa acerca da igreja primitiva. O livro de Atos mostra com que zelo esses cristãos divulgaram as notícias a respeito de Jesus.
O livro inicia-se numa colina próxima a Jerusalém, onde Jesus estava prestes a ascender ao céu. Ele disse

aos discípulos: “…ao descer sobre vós o ES, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (At 1.8). Esse era o plano de Jesus para evangelizar o mundo. Poucos dias mais tarde os discípulos substituíram Judas, que se havia matado depois de trair a Jesus.
Escolheram a Matias para completar o grupo dos doze.
Então o Cristo ressurreto deu à igreja seu ES, que capacitou os cristãos a cumprirem a taref a de âmbito mundial (At 1.8).
Pedro f alou à igreja no dia de Pentecoste, revelando a importância de Cristo como Senhor da salvação (At
2.14-40). O ES revestiu a igreja de poder para operar sinais e maravilhas que conf irmavam a veracidade dessa mensagem (At 2.43). Especialmente signif icativa f oi a cura de um mendigo operado pelos apóstolos à porta do templo ( At 3.1-10), o que colocou os apóstolos em conf lito com as autoridades judaicas.
A igreja mantinha estreita comunhão entre seus membros. Compartilhavam as ref eições em seus lares; também adoravam juntos e repartiam os seus bens (At 2.44-46; 4.32-34).
À medida que a igreja continuava a crescer, as

Relacionados

  • evangelicos
    4355 palavras | 18 páginas