O metodo cientifico: a comunidade cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Como o autor desenvolveu na obra “Édipo”, o conflito entre a vontade divina e a vontade humana.a representação dominante da ciência se caracteriza por uma visão centrada sobre o necessário: a observação examina as coisas tais como elas são e produzem leis verificadas por experiências que obedecem uma lógica e uma racionalidade clara.
As observações já são construções humanas, os modelosprovém de nossas idéias anteriores, e é por meio de uma lógica histórica que os cientistas decidem rejeitar ou conservar modelos particulares. Essa análise desmistifica a ciência, pondo em questão o seu caráter quase sagrado e apesar de não denegrirem a ciência chocam aqueles que investem na ciência como sua religião absoluta.
Quando se aceita que a racionalidade científica não é eterna, vemo-nosremetidos a uma reflexão sobre a maneira pela qual essa racionalidade funciona e nos situamos diante de práticas concretas. A comunidade científica e suas práticas, nesse contexto, tornam-se, então, fatos comuns da nossa sociedade e por isso, estudados sem um estatuto excepcional.
A maneira de se estudar a ciência, sem ter de antemão um juízo sobre o que ela seria por natureza ou por essência é o quechamamos de ponto de vista agnóstico e é sobre esse ponto de vista que podemos definir comunidade científica como um grupo social bem definido, onde os membros se reconhecem entre si, e gozando, também de reconhecimento interno (dentro do grupo) e externo (fora do grupo).
Geralmente, esse reconhecimento se dá pelos grupos dominantes e assim sendo, ninguém pode ignorar tal reconhecimento.
Essanecessidade de reconhecimento externo traduz-se por lutas sociais, pois a necessidade desse reconhecimento não é de todo desinteressada, reflete-se em apoio econômico, em poder social e em prestígio.
A comunidade científica tem um estatuto privilegiado, pois defini-se como um grupo detentor de um saber que lhes permite opinar em questões da sociedade.
Independentemente da comunidade científica, o métodocientífico é analisado na maior parte do tempo e é essa concepção que é incapaz de se dar conta da obtenção dos resultados interessantes. Afinal, para que se produza resultados científicos, é preciso ter acesso a bons recursos e também é necessário que a comunicação, o diálogo e a crítica circulem nas unidades de pesquisa. Assim, o método de produção da ciência passa pelos processos sociais,aparecendo como um processo humano, feito por humanos, para humanos e com humanos.
Examinada de perto, a comunidade científica, revela-se um pequeno mundo bem estruturado, onde há os "grandes" que possuem bastante poder, depois os "operários especializados", e os "proletários dos laboratórios".
Através dessa estrutura a comunidade científica revela-se ambígua, pois quando se fala do interesse dacomunidade científica não se sabe se o interesse dos chefes ou dos assistentes.
Ao se falar dos interesses da comunidade científica, designam-se portanto os interesses de uma corporação; mas os interesses desse modo designados podem ocultar as divergências.
Os interesses dos professores, dos laboratórios, dos pesquisadores, funcionários, etc. divergem muito mais do que o termo geral "comunidadecientífica" induz a crer.
No entanto, a comunidade científica pertence à classe média da sociedade industrial, que não tem grande poder social e identificam-se com o interesse do grupo dominante, que se tornam seus aliados e influenciam os interesses dos pesquisadores e essa comunidade busca também aliados do tipo que tem "algo a vender", e que procura "compradores", voltando-se para os militares.Atualmente, as pesquisas científicas feitas no mundo, são direta ou indiretamente militares, porém, são tidas como fundamentais. Essa situação afeta uma parte da comunidade científica, que não se manifestam por serem muito individualistas e não reagirem de maneira eficaz.
Sendo assim, se vê que a comunidade científica se estrutura nos interesses das organizações sociais à qual está aliada, mostrando...
tracking img