O metabilismo energético das células

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão de Biologia
O metabolismo energético das células
Nas reações químicas, as moléculas reagentes interagem entre si e se transformam em outras moléculas denominadas os produtos, o que vai fornecer energia á célula.
As reações químicas que ocorrem com as células são divididas em 2 grupos: as reações endergônicas e as reações exergônicas.
As reações endergônicas são aquelas, cujo processoprecisa receber energia. Nesse caso os reagentes têm menor energia que os produtos. Ex: fotossíntese e quimíossintese.
As reações exergônicas são aquelas que necessitam liberar energia durante a reação. Nessas reações os reagentes possuem mais energia do que os produtos, e parte da energia dos reagentes são liberados em forma de calor, a respiração, a fermentação e a respiração aeróbia são bonsexemplos disso.
Ex: endergônicas: a síntese (fabricação) de glicose a partir de CO2 e H2O só pode ser realizada com a incorporação de energia, uma vez que os reagentes desses processos têm menor nível energético que os produtos.
6 CO2+luz (solar) = C6 H12+6 O2
Ex: exergônicas: na quebra da molécula de glicose há liberação de parte da energia contida nas ligações químicas, originando moléculas demenor nível energético. No caso da respiração aeróbia, os produtos desse processo são o CO2 e H2O.
C6 H12 O6+ 6 O2 (reagentes) +liberação de energia)= 6 CO2+ 6 H2O.
Molécula de ATP
Em uma célula, a reação exergônica libera parte da energia sob a forma de calor, partindo para promover reações endotérmicas. Uma substância comum dirige esse aproveitamento de energia, havendo pouca liberação decalor.
Essa substância é chamada de ATP, trifosfato de adenosina. Essa molécula tem grande capacidade de armazenar em suas ligações de fosfato, grande parte da energia desprendida de reações exergônicas e tem capacidade de liberar, por hidrólise, essa energia armazenada para promover reações endergônicas. O ATP funciona na célula, como uma “moeda energética”, que pode ser gasta sempre que a célulanecessitar. Fórmula
R.Ex A+B=calor->ATP+P (fosfato) = calor ( R.Ed) (reações acopladas)
Uma molécula de ATP é um nucleotídeo formado por uma molécula de adenina (base nitrogenada), uma molécula de açúcar (ribose) e 3 moléculas P (fosfato). O conjunto adenina+ribose forma adenosina, que se liga com mais uma mol. de P, forma a adenosina monofosfato (AMP). Coma a adição de mais um P, forma-seadenosina de difosfato (ADP), e com a adição do terceiro forma a adenosina trifosfato (ATP).
Estudo da Fotossíntese
A fotossíntese é um processo autotrófico que é realizado pelos seres clorofilados, representados por plantas, protistas e cianobactérias.
Na fotossíntese realizada por seres fotossintetizantes o gás carbônico e a água são utilizados para a síntese de carboidratos, geralmente aglicose. Nesse processo há formação de oxigênio, que é liberado para o meio.
A fórmula geral é:
CO2+H2O—----Luz solar e clorofila------ C6 H12 O6+ O2
Nessa fórmula podemos concluir que na presença de luz e clorofila, o CO2 e a H2o são convertido numa hexose, nesse exemplo a glicose, havendo a liberação de O2.
A fotossíntese geralmente vai ocorrer em “plantas”, mas especificamente nos órgãosinternos de uma planta, a célula. Essas estruturas são chamadas de CLOROPLASTOS, especificamente nos TILACÓIDES e ESTROMA.
As etapas da fotossíntese
Apesar da fórmula da fotossíntese ser representada bem básica, ocorre vários processos de reações, até chegar nessa fórmula, ou seja, ocorrem as etapas.
1ª Etapa Fotoquímica, ou reações de claro
Nessa etapa para ocorrem as reações onde há anecessidade de energia luminosa.
Onde ocorre: nos TILACÓIDES (estruturas internas de um cloroplasto).
2ª Etapa Química, ou reações de escuro
Não há necessidade de luz, mas sim dos produtos formados na fase fotoquímica
Onde ocorre: no ESTROMA (estruturas internas de um cloroplasto).
Etapa Fotoquímica
Nessa etapa a fotossíntese ocorre em 2 processos denominados de: FOTOFOSFORILAÇÃO E FOTÓLISE DA ÁGUA....
tracking img