O mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mercador de Veneza

A história central do filme se passa na cidade de Veneza na Itália,por volta do ano de 1596,em um contexto histórico,onde as atividades econômicas e comerciais passavam poruma significativa ascensão.Logo no inicio do filme nos relata a discriminação entre os judeus e cristãos,pois os judeus eram obrigados a usar um bojo vermelho na cabeça, para que dessa forma fossemidentificados e discriminados.
O filme também nos faz refletir sobre vários assuntos como: a usura, a intolerância, amizade, vingança, paixão e justiça.
Podemos observar princípio da propriedade, que éum direito garantido á todos os cidadãos, mas os judeus eram proibidos de ter uma propriedade, por isso faziam empréstimos e pagavam juros.
Mas a história central do filme acontece quando Bassânio,amigo de Antônio, o mercador, cristão, que emprestava dinheiro sem cobrar juros, pede que este lhe empreste dinheiro, porque precisava viajar para conquistar a bela Pórcia.Como Antônio não dispunhadeste dinheiro naquele momento, resolveu fazer um empréstimo com Shylock, rico judeu que emprestava dinheiro a juros.
Foi celebrado um contrato entre eles, esse contrato consistia que Shylock iriaemprestar a quantia de três mil ducados, sem cobrar juros a Antônio, que o pagaria no prazo estipulado, tendo como cláusula de garantia do acordo uma libra de carne do corpo de Antônio, caso esse nãocumprisse com o acordo no prazo estipulado. Nessa cena pode-se observar o princípio da boa-fé (por parte de Antônio),a má fé (por parte de Shylock,que vê nesse contrato a oportunidade de se vingar deAntônio) ,a liberdade contratual e também a função social social do contrato,pois ambos concordaram.
Esgotado o prazo para o cumprimento da obrigação por parte de Antônio e este não tendo como pagar,pois a única garantia que tinha era sua frota de barcos, que não retornou então Shylock vai executar o contrato.
No julgamento, Bassânio oferece ao judeu o triplo do valor acordado, mas ele não...
tracking img