O mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santos, L. A.
RESUMO:

Este texto trata a respeito de uma comédia típica do teatro inglês elisabetano escrita por meados de 1596 pelo grande escritor, ator e dramaturgo Shakespeare, intitulada de "O mercador de Veneza", que trata de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outrosassuntos, relacionados à condição humana, são pontos observados e apresenta uma analise da obra em sua totalidade e aponta trechos que tem relação com o direito público e o direito privado, partindo de uma retrospectiva histórica até os nossos dias, mas procurando estabelecer, de forma sintética, os principais pontos. Neste sentido, descreve-se seqüencialmente, os sucessivos trechos relevantes para aconstrução de texto que apresenta uma co-relação com os ramos do direito acima apontados.


PALAVRAS-CHAVE: Comédia. Dívida. Mercador de Veneza. Execução de Titulo Extrajudicial.



ABSTRACT:

This text is about a typical comedy of English Elizabethan drama written by mid-1596 by the great writer, actor and playwright Shakespeare, titled "The Merchant of Venice", which deals with issuesspecific to human beings, regardless of historical time. Love, love relationships, feelings, social issues, political issues and other matters related to the human condition, are observed points and presents an analysis of work in its entirety and indicates parts that have relationship with the public and private, from a historical background to the present day, but trying to establish, in summaryform, the main points. In this sense, is described sequentially, successive passages relevant to the construction of text that presents a co-relation with the branches of the law noted above.


KEYWORDS: Comedy. Debt. Merchant of Venice. Extrajudicial Execution of Title.

1 INTRODUÇÃO

Antes de delimitar o objetivo propriamente deste trabalho, necessário se faz um comentário inicial acerca doautor e da obra de base para este texto. Shakespeare foi e é considerado um dos ícones da dramaturgia e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os nossos dias, os quais freqüentemente são retratados não só no teatro, mas continuam até então fazendo grandes sucessos na televisão, cinema e principalmente na literatura. Embora seussonetos sejam até hoje considerados os mais belos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. Daí a razão de elaborar um texto analítico como este, onde tem por objetivo associar os principais objetivos da obra de base, com o direito, fazendo o público refletir sobre os valores e preconceitos, apresentados em "O mercador de Veneza", mostrando que desde a época de sua criação até os nossos dias ditospreconceitos, principalmente os religiosos são bastante visíveis e que dificilmente ficaremos livres deles.
Tendo em vista a obra se apresentar dividida em atos e subdividida em várias senas, o presente texto faz uma análise da totalidade não se limitando a apresentar de forma cronológica detalhes da obra que não sejam relevantes para este estudo, porém, deixando claro o que Shakespeare nos passanessa comédia, comédia essa que apresenta elementos também trágicos, sendo alguns pertinentes a romances, dentre discórdias, aplicabilidade ou não das leis perante a justiça divina, encontros e desencontros que apesar de tudo terminam em reconciliações e um final feliz.
Para a elaboração deste trabalho foi ainda durante a investigação da obra feito uma conexão com o direito e apresenta o poderdo Estado e a relação existente entre os títulos de créditos, o direito processual, a figura do devedor e do credor e do devedor solidário, o cumprimento de obrigações e por sua vez configura a relação existente ente o direito comercial, empresarial e administrativo, como ramos do direito público e privado.
Na elaboração do presente texto foi utilizada como base a obra apresentada no título...
tracking img