O mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mercador de Veneza
O filme começa com Antonio, um mercador cristão, em estado de depressão. Seus amigos tentam consolá-lo, mas nada funciona para fazê-lo se sentir melhor. Finalmente, chega Bassanio, um aristocrata que tinha perdido toda sua fortuna, e pede ao seu amigo Antonio que lhe empreste algum dinheiro.
Antonio, que tinha todo o seu dinheiro empregado em negóciosmarítimos, não tem como dar um empréstimo diretamente a Bassanio. Ao invés disso, ele se oferece para usar o seu bom crédito para conseguir um empréstimo para Bassanio.
Bassanio encontra Shylock, um agiota judeu, e o convence a lhe emprestar três mil ducados, já que Antonio assinará o contrato no seu lugar. Estranhamente, ao invés de cobrar juros aos cristãos, Shylock concorda emconceder o empréstimo contanto que Antonio prometa a ele uma libra da sua carne como garantia. Antonio, achando que isso é uma brincadeira, aceita a condição do contrato e o assina.
Bassanio pega o dinheiro e se prepara para visitar Portia, uma rica herdeira que vive em Belmonte. Ela ainda está solteira, pois seu pai havia decidido que todos os pretendentes deveriam primeiro passar por um teste. Trêscaixas eram apresentadas - uma de ouro, outra de prata e outra de chumbo, cada qual com uma inscrição na tampa. O pretendente deveria escolher uma caixa e abri-la; se a caixa revelasse um retrato de Portia, ele poderia se casar com ela.
Antes da chegada de Bassanio, o Príncipe do Marrocos tenta sua sorte escolhendo uma caixa. Ele pega a caixa de ouro porque ela tem a inscrição "o que todo homemdeseja". Ao invés do retrato de Portia, ele encontra uma caveira, que simboliza o fato de que o ouro esconde a corrupção. Como parte da derrota, ele é obrigado a jurar nunca mais propor casamento a outra mulher e tem que retornar ao Marrocos imediatamente. O próximo candidato, o Príncipe de Aragão, seleciona a caixa de prata, que traz uma inscrição dizendo que dará a um homem o que ele merece. Dentrodela, há o retrato de um idiota, indicando que sua abordagem egoísta foi estúpida. Ele também se retira envergonhado.
De volta a Veneza, Jessica, a filha de Shylock, se apaixona por Lorenzo. Eles planejam fugir naquela noite, pois Shylock estará ausente, jantando na casa de Bassanio. Depois que Shylock sai, Lorenzo chega na sua casa com dois amigos. Jessica aparece na janela vestida como umrapaz e joga para eles uma arca cheia de jóias e dinheiro. Ela depois sai da casa e foge com Lorenzo.
Shylock, ao descobrir que sua filha tinha partido com boa parte do seu dinheiro, culpa Antonio por ajudá-la a fugir. Ao mesmo tempo, correm rumores em Veneza que muitos dos navios de Antonio haviam se perdido no mar ou afundado; uma péssima notícia para Antonio, pois ele esperava usar os lucros dasviagens para reembolsar Shylock pelo empréstimo. Shylock começa a se alegrar pela ruína de Antonio; assim, ele poderá cobrar sua libra de carne como vingança pelos muitos insultos que Antonio tinha feito a ele ao longo dos anos.
Bassanio chega a Belmonte e encontra Portia. Ela se lembra dele como o soldado audaz pelo qual ela se apaixonara vários anos antes. Portia implora a Bassanio que espereantes de escolher as caixas, mas ele exige o direito de começar imediatamente. Sem mesmo ler direito as inscrições, ele escolhe a caixa de chumbo porque ele a acha ameaçadora. Portia fica muito alegre quando ele descobre o seu retrato dentro dela. Ela lhe dá um anel para selar o seu noivado e eles se preparam para se casar no dia seguinte. Graziano, que tinha acompanhado Bassanio a Belmonte, diz aele que também deseja se casar com Nerissa, amiga de Portia.
Um mensageiro chega e entrega a Bassanio uma carta de Antonio, na qual ele informa que perdeu todo o dinheiro e tem que entregar uma libra de carne para Shylock. Bassanio imediatamente conta a Portia o que aconteceu. Ela ordena que ele pegue seis mil ducados e volte para Veneza, onde ele pode pagar Shylock e cancelar o contrato. Depois...
tracking img