O mercado e a gestão depessoas na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mercado e a Gestão de Pessoas na Atualidade
Frente às perspectivas atuais, nas quais as organizações precisam se destacar para se tornarem competitivas, torna-se cada vez mais necessário investir no colaborador, pois eles quando bem gerenciados são capazes não só de representar, mas criar, inovar e fazer a diferença.
Na atualidade, se discute sobre a necessidade de mudanças no papel daspessoas dentro das organizações, destacando a função daqueles responsáveis pela gestão de pessoas, os quais devem ser capazes de ver o que para muitos é imperceptível no que se refere à moderna gestão de pessoas , tendo do indivíduo uma visão de parceiro e colaborador e não de patrimônio da empresa. As empresas buscam cada vez mais um melhor resultado no mercado no qual atuam, tendo sempre acrescente preocupação com os funcionários. Cada vez mais são criados modelos que monitoram o desenvolvimento dos indivíduos em conhecimentos técnicos e atitudes comportamentais.

A adminstração dentro dessas empresas foram ao longo do tempo sendo modificadas, atualizadas sendo embasadas em duas Principais Teorias – A Científica e a Neoclássica.
Através Idalberto Chiavenatto, em sua TeoriaGeral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.
A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial. A administração científica contribuiu bastante com aevolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física. Talvez por isso, e levados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrial crescente, eles não tenham atinado para os aspectos humanos da administração. A “administração científica” alimentou um comportamento mecanicistaque perdura até os dias de hoje em muitas organizações.
A interpretação teórica, assim como a denominação teórica dos fatos e situações administrativas são consideradas por alguns, como contribuições, apesar de muitas dessas interpretações terem um fundo ideológico. Entretanto, o fato concreto de terem tomado a iniciativa de estudar cientificamente a administração, mesmo cometendo muitoserros já foi uma grande contribuição.

Para se falar do mercado e a gestão de pessoas na atualidade pode-se considerar que duas características são fundamentais para o sucesso de qualquer instituição, seja ela pública ou privada: primeira o desenvolvimento contínuo da relação interpessoal, ou seja, saber relacionar-se bem com as pessoas, de uma maneira saudável e em segundo ter uma comunicaçãoforte e positiva para haver interações satisfatórias entre gestor e colaborador. Sua expressão no processo do relacionamento social é determinante. O convívio coletivo garante a saúde do grupo e enriquece, sobremaneira, o indivíduo que se dispõe a dedicar-se na arte da conversa. Seja ela técnica, acadêmica, social, não importa, é a conversa que cria o elo que ativa a liga da sociedade.
A boacomunicação é um fator relevante para a qualidade da relação interpessoal, pois se num ambiente de trabalho, os funcionários possuem a mesma linha de pensamento, no qual se tem um gestor que direciona o trabalho com informações necessárias para o desenvolvimento das atividades planejadas para a equipe, as ações ocorrerão com maior êxito. É preciso direcionar sua atuação frente aos acontecimentos,visando os interesses interpessoais e institucionais, pois numa organização as diferentes atividades devem se integrar em função de que elas não se desenvolvam separadamente, é necessário uma comunicação eficiente entre os diversos integrantes para que o aproveitamento e rendimento seja satisfatório.
O bom desempenho das relações humanas dentro de qualquer instituição é fator responsável pela...
tracking img