“O mercado e a gestão de pessoas na atualidade” – 1º semestre”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Tecnologia em gestão de recursos humanos



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“o mercado e a gestão de pessoas na atualidade” – 1º Semestre”



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“o mercado e a gestão de pessoas na atualidade” – 1º Semestre”

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.

Orientador: Equipe de Professores do 1º Semestre.

Ubá
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
2.1 TEORIAS DAADMINISTRAÇÃO........................................................................ 04
2.2 RELAÇÕES INTERPESSOAIS.......................................................................... 05
2.3 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO.......................................... 06
2.4 ANALISE ECONOMICA SOCIAL........................................................................ 07

3CONCLUSÃO....................................................................................................... 08














1 INTRODUÇÃO


Organizações e colaboradores buscam conquistar seu espaço no mercado cada vez mais exigente, competitivo e influenciável criando estratégias para driblar os concorrentes que procuram se capacitarpara participar ativamente do mercado. O Desafio da Gestão de Pessoas é peça chave para que o sucesso da organização se concretize. É um adequado gerenciamento que vai preparar a organização para competir no mercado.




























2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Um dos maiores expoentes da teoria daadministração, conhecida como Administração Científica foi Taylor. Através da leitura de Idalberto Chiavenato, em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.
A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência daadministração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial. A administração científica contribuiu bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física. Talvez por isso, e levados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrialcrescente, eles não tenham atinado para os aspectos humanos da administração. A “administração científica” alimentou um comportamento mecanicista que perdura até os dias de hoje em muitas organizações.
A interpretação teórica, assim como a denominação teórica dos fatos e situações administrativas são consideradas por alguns como contribuições, apesar de muitas dessasinterpretações terem um fundo ideológico e estarem embutidas no conceito do “homo economicus”. Entretanto, o fato concreto de terem tomado a iniciativa de estudar cientificamente a administração, mesmo cometendo muitos erros já foi uma grande contribuição.






2.2 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Pode-se considerar que duas características são fundamentais para o sucesso de qualquerinstituição, seja ela pública ou privada: primeira o desenvolvimento contínuo da relação interpessoal, ou seja, saber relacionar-se bem com as pessoas, de uma maneira saudável e em segundo ter uma comunicação forte e positiva para haver interações satisfatórias entre gestor e colaborador. Sem dúvida a linguagem é a principal forma de comunicação e transmissão do conhecimento, idéias, crenças e até...
tracking img