O mercado e a gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

o mercado e a gestão de pessoas

2011

O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

É sabido que a disciplina TGA é essencialmente teórica a começar de seu título. Um dos seus objetivos é exatamenteapresentar as diversas teorias que, ao longo do tempo, serviram e ainda servem para orientar o trabalho do administrador de empresas em suas tomadas de decisões.

O intuito da disciplina de TGA é ensinar o aluno a pensar por meio dos conceitos e dos processos investigativos ligados à compreensão do ato de administrar. Sendo assim, as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino desta disciplinaprecisam desenvolver no aluno tal capacidade, não se limitando à simples apresentação dos fatos históricos que nortearam os primeiros estudos sobre administração e, tampouco, à seqüência cronológica das abordagens teóricas que caracterizam o conteúdo programático da matéria. Há necessidade de preparar o acadêmico, já a partir dos primeiros períodos do curso, para a apropriação de conceitos e aodesenvolvimento de habilidades que possam auxiliá-lo na vida profissional. Recentes publicações dão conta da grande dificuldade do estudante de administração e do profissional administrador recém formado em ter iniciativa, pensar e tomar decisões, haja vista sua capacidade limitada de pensar, criticar e de tomar atitudes. Suas atitudes, valores e crenças se baseiam na vida educacional e familiar eas mudanças sempre encontram resistências em função da formação cultural ao longo da vida. Desenvolver nos acadêmicos e nos futuros profissionais tais habilidades requer dos professores e das instituições de ensino superior, constante reflexão em relação às práticas pedagógicas adotadas. Trabalhos já realizados sobre práticas adotadas para o ensino de TGA demonstram a preocupação no meio docente,para mudanças em relação à metodologia de ensino. Além de procedimentos didáticos voltados para o desenvolvimento das competências e habilidades do pensar, o uso de tecnologias educacionais voltadas para a qualificação da disciplina de TGA, a utilização de simulações e jogos de empresa como instrumentos de ensino em administração são apontadas como práticas pedagógicas potencialmente poderosas paratransformar a dinâmica do ensino de administração, desde que não sejam utilizadas como instrumentos únicos no processo de ensinar.

Viver hoje é uma tarefa árdua e difícil, levando-se em consideração as constantes mutações do mundo moderno e as pressões intelectuais e emocionais que o SER HUMANO vê-se obrigado a enfrentar.

O SER HUMANO moderno se acha de tal modo envolvido nesseritmo acelerado das descobertas científicas e das mudanças tecnológicas que se aliena cada vez mais de si mesmo e de seus semelhantes.

A maior parte dos esforços empresariais é direcionada para o aumento e o aprimoramento da produção, deixando de perceber a importância do plano das relações interpessoais e dentro dela a importância deste processo para a obtenção da qualidade.

Odesenvolvimento das relações interpessoais é a mola existencial que os indivíduos possuem para alcançar uma integração real e um rendimento efetivo no ensino-aprendizagem.

Dois pontos tornam-se fundamentais para o sucesso de qualquer processo de educação permanente. São eles: O desenvolvimento contínuo da relação interpessoal, ou seja, saber relacionar-se bem com as pessoas, de uma maneirasaudável; A comunicação forte e positiva para haver interações satisfatórias entre instrutor e treinando.

São necessários cinco elementos que contribuem para uma comunicação interpessoal eficaz. São eles:

• Auto-imagem; 

• Saber ouvir; 

• Clareza de expressão; 

• Capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; 

•...
tracking img