O mercado e a gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 2

4 CONCLUSÃO 4

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Com o passar das décadas as Organizações evoluíram no que tange ao Mercado e Gestão de Pessoas.
Desde a Revolução Industrial até o final do século XX observaram-se grandes evoluções nos ambientes de Trabalho. Em 1910 Henry Laurence Gantt, (1861-1919) mostrou apreocupação com o Psicológico dos trabalhadores criando o “Gráfico de Gantt”, e de lá para cá, as Teorias foram mostrando novas idéias que se fundamentaram nas administrações das organizações, criando espaços, gerando mudanças, dando oportunidades para as pessoas crescerem e se comunicarem em circunstancias, grupos ou empresas diferentes.
No confronto com as perspectivas atuais demercado, as organizações necessitam diante de a competitividade mostrar aos concorrentes que estão preparadas com tecnologias para inovar e oferecer qualidade buscando alcançar credibilidade e valorização nos serviços oferecidos.
Conhecer a importância da aplicabilidade dos conhecimentos das Teorias da Administração e de Economia dentro das organizações e como estas poderá contribuirpara o seu desenvolvimento, fazem dos gestores responsáveis pela gestão de pessoas, serem capazes não só de boa representação, mas também de criar, inovar, alocar recursos de forma racional e fazer a diferença, com uma visão mais ampla aos novos mercados, tendo no indivíduo um grande parceiro e colaborador, valorizando-os com base em suas competências e habilidades, identificando diferençasindividuais e organizacionais sem desvalorizar a co-relação entre elas buscando a adequação ao perfil exigido no mercado.
Para definir o que vem a ser a Gestão de Pessoas (Gil, 2001, p.17) afirma que:
A administração de recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contextoda organização e o aumento de sua produtividade. E, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, manutenção, controle e avaliação de pessoal.

DESENVOLVIMENTO:
Os Princípios de Taylor, a Teoria Clássica de Henry Fayol, Teoria das Relações Humanas e todas as ouras teorias que fundamentaram a Teoria da Administração, nos mostram a importância de os futuros gestoresestudarem as mesmas, pois elas ajudam a compreender os processos fundamentais da administração dentro das organizações, ampliando a visão de uma linha mais eficaz de ação mostrando que o ambiente empresarial passa a ser produto das necessidades do cotidiano numa época em que a tecnologia abre portas para a criação de novas idéias.
Se no princípio o trabalho era rotineiro, com poucoenvolvimento humano onde o funcionário era visto como “peças de uma máquina” (Wood & Picarelli, 1999), com o estudo das Teorias se desenvolveram a preocupação de fazer as coisas através das pessoas, no sentido de organizar, produzir e dar qualidade ao produto final, valorizando o recurso humano para que junto com o recurso físico, material ou financeiro alcancem o mesmo objetivo.Estudar as Teorias da Administração é buscar conhecimento sobre as organizações e as pessoas que participam dela. Vejam no “experimento de Hawtorne” onde ele mostra que “a eficiência do trabalhador se dá não pela sua competência física, mas sim por sua integração com o grupo”.
Deve-se levar em consideração que cada indivíduo é único e tem sua própria maneira de se comunicar e que esseprocesso de comunicação é o responsável pela condição social de todo o ser humano, seu modo de pensar, de agir, suas crenças, seus valores, seus hábitos ou tabus é adquirida pela comunicação diária com as pessoas de sua convivência.
Com a globalização e a tecnologia as comunicações interpessoais, de grupo ou de massa induzem ao estudo das teorias e projetam os gestores para a busca de...
tracking img