O mercado e gestão de pessoas na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CAMILA OLIVEIRA FERNANDES

O mercado e a gestao de pessoas na atualidade

beraba-Ba

Itaberaba/Ba
2011

CAMILA OLIVEIRA FERNANDES

O mercado e a gestao de pessoas na atualidade

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a atividade interdisciplinar individual do I semestre.

Prof.Ulysses Januzzi, Joenice Leandro Diniz, Henry Nonaca, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Itaberaba

2011

Introdução

O objetivo desse trabalho é buscar o aprendizado, adquirindo assim mais conhecimento sobre os assuntos aquiabordados. Nele iremos falar sobre a importância das teorias da administração no mercado atual, falaremos também sobre a comunicação nas empresas, e etc.

O Mercado e a Gestão de Pessoas na Atualidade

O mercado de trabalho evoluiu muito no decorrer dos anos 70 com a inclusão das teorias da administração. A teoria da administração tem um papel fundamental nasmudanças ocorridas nessa época ate os dias de hoje.
A partir de 1990 houve uma grande mudança no ambiente de negócios, a informação e a comunicação foi um dos itens mais valorizados da época. Surgiram então as chamadas novas tecnologias, assim como as novas formas de organizações do trabalho.
A globalização teve como principal alvo, a transformação, na informação, odinamismo, a tecnologia, as habilidades e competências e as múltiplas convivências. Com a globalização houve mudança não só na forma de trabalho dos funcionários, mas na forma que os patrões os viam.
Ainda no inicio do século XX o ambiente de trabalho, mas parecia um quartel, pois as pessoas eram muito pressionadas. Já no inicio do século XXI houve uma grande mudança nesse ambiente. Anteso que era um ambiente tenso agora se torna um ambiente agradável.
O bom administrador deve requerer um bom relacionamento com os funcionários, não impor,como se fosse um ditador,deve ser respeitado pela posição diante da empresa. Não impor que os respeitam. Também deve ser sábio nas suas decisões, ter conhecimento ou buscá-lo, saber fazer ou aprender, saber fazer acontecer.As principais teorias foram: teoria cientifica 1903, Taylor/Ford, com o crescimento acelerado das empresas no inicio do século XX, a ineficiência predominava sobre as empresas. Nessa época não havia também padronização dos métodos e técnicas de trabalho, havia também a falta de conhecimento da rotina de trabalho por parte de gerência. Assim com intenção de aumentar a eficiência da empresapor meio do nível operacional, surge à administração cientifica. Os princípios e técnicas criadas por esse motivo procuravam aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho, para evitar o desperdício e promover “a prosperidade dos patrões e empregados’’foi desenvolvida nos Estados-Unidos.
Teoria clássica- 1916 Fayol identificar os princípios e habilidades queservem de base. A administração partiu-se do todo organizacional e de sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas, diferentemente da administração cientifica em que sua eficiência era obtida por meio da racionalização do trabalho operário e do somatório da eficiência individual.
Teorias das relações humanas- Mayo 1932, depressão dos Estados-Unidos, tem comprioridade as preocupações com as pessoas e, os grupos sociais.
Suas origens: necessidade de humanizar e democratizar a administração, desenvolvimento das chamadas ciências humanas e das conclusões da experiência de hawthone.
Teoria burocrática- Weber 1909, essa é definida como uma forma de organização que se baseia em racionalidade. Para Max Weber burocracia é a...
tracking img