O mercado, marketing e o gerenciamento em empresa de construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MERCADO, MARKETING E O GERENCIAMENTO EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

1 TEMA

O mercado de construção civil figurou, nos últimos dez anos, como um dos setores que mais investiram no desenvolvimento de produtos da carteira imobiliária, com o lançamento de condomínios verticais e horizontais. Empresas inchadas e de administração deficiente, as construtoras sentiram a necessidade de mudarcom o mercado e absorveram a onda das terceirizações. A maioria das construtoras pesquisadas agrupa funções de marketing e propaganda no departamento de vendas. O gerente de vendas, em geral um corretor de imóveis experiente, acaba planejando as ações de vendas e de publicidade do empreendimento imobiliário.
Algumas das peculiaridades do setor de construção civil incluem a construção civil comouma indústria de caráter nômade; como um setor que cria produtos únicos e não produtos seriados; que não é possível aplicar a produção em cadeia mas, sim, a produção centralizada (operários móveis em torno de um produto fixo). O momento de entrega da obra é muito importante no empreendimento da construção civil. Na maioria dos casos, o cliente final que comprou o imóvel investiu um considerávelvolume de recursos até chegar nessa etapa. A expectativa do comprador, no momento da entrega, é muito grande. Qualquer falha será frustrante e poderá prejudicar a imagem da empresa no mercado.
No contexto do marketing, o mercado em questão é o mercado imobiliário. O setor em questão é a construção civil. O segmento de mercado é o condomínio vertical (apartamentos) e o condomínio horizontal (casas).Os tópicos de marketing são os pontos de ação que definem as estratégias de produtos e de mercado. São ferramentas indispensáveis ao posicionamento do produto no mercado e garante a empresa uma visão geral do planejamento. O resultado das empresas construtoras entrevistadas indica que 80% dessas não possuem um departamento específico de marketing. O tópico de marketing mais usado é a propaganda.2 OBJETIVOS
Este trabalho tem objetivo analisar a definição das estratégias de marketing a partir do reconhecimento do Valor do Cliente, dentro da ambiência de uma empresa de construção. A idéia central do marketing é a compatibilização entre as capacidades de uma empresa e os desejos dos consumidores de modo a atingir os objetivos de ambas as partes é entender e atender os clientes. Oresultado do processo de planejamento sistematizado e organizado interessadas em obter maior eficiência, eficácia e efetividade das atividades orientadas para o marketing.
Os fatores internos percebidos em pontos fortes e pontos fracos retratam o atual cenário da empresa, que caminhos seguir e o que se pretende atingir, são fatores controláveis pela organização; são os meios pelo qual as empresasdirecionam todos os recursos visando o objetivo do projeto, a implantação deste plano de marketing.
- Pontos Fortes – O produto tem um bom projeto, muito bem aproveitado e confortável. Boa localização e lazer completo. Em pesquisas realizadas, divisão da planta e localização são fatores apontados com decisivos para o consumidor. Conta ainda com a credibilidade das empresas realizadoras.
- PontosFracos – Relativo adensamento e alto custo de construção que dificulta um preço competitivo em relação aos concorrentes.
O modo para as empresas atingirem seus objetivos é chamado de estratégia. Ou seja, os desejos declarados, como expandir participação de mercado, lançar novos produtos, atingir aumento de vendas e assim por diante são os meios pelos quais uma empresa alcançará seus objetivos delucro.

3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA DE PESQUISA DOCUMENTAL
O setor da construção civil, devido as suas peculiaridades, possui uma certa inércia para mudanças e, embora algumas práticas inovadoras possam ser observadas em um certo número de empresas, no sentido de auscultar o mercado, ainda não são significativas as mudanças no setor neste sentido.
No entanto, o foco no “marketing” é o futuro dos...
tracking img