O mercado internacional de desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU - FACIG
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO





O MERCADO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
ECONOMICO DOS PAÍSES

ABRAÃO BARBOSA
ANA LUCIA
CLEONICE RODRIGUES
GIDAY PRISCILA
IRACEMA PEREIRA
MARILIS SOUZA






IGARASSU
2012

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU - FACIG
CURSO DE BACHARELADO EMADMINISTRAÇÃO

O MERCADO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
ECONOMICO DOS PAÍSES




.




Seminário submetido á Faculdade
de Ciências Humanas e Sociais
de Igarassu- FACIG, como requisito
para a aprovação de Mercado Internacional
sob aprovação da Prof. Osvaldo

IGARASSU
2012

SUMARIO
1. O CONCEITO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO
2. MERCADO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO2.1 A IMPORTANCIA DO MERCADO INTERNO
3. ESTADO, MERCADO E DESENVOLVIMENTO NA AMERICA LATINA
4. UM CONTEXTO GLOBAL E FRAGMENTADO
5. O DESENVOLVIMENTO — UMA DUPLA INTEGRAÇÃO
5.1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DEFINIÇÃO E DEBATE
6. CONCLUSÃO
7. BIBLIOGRAFIA















INTRODUÇÃO
A melhor definição para comércio internacional consiste no intercambio de bens, serviços e capitaisentre os diferentes países. Na maior parte dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, porém a sua importância econômica, social e política se tornaram crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, o surgimento das corporações multinacionais, a globalização, tiveram grande contribuiçãopara a formação deste comércio. O aumento do comércio internacional está relacionado à globalização.
De forma geral, existem diversos agentes que envolvem o mercado internacional, uma delas é o imposto de importações (tarifas aduaneiras), que incide em um pagamento que as autoridades econômicas exigem para a importação de produtos de outros países, com o objetivo de elevar o seu preço de vendasno mercado interno, e assim “proteger” os produtos nacionais para que não sofram a concorrência de bens mais baratos. Contingenciamento ou quotas de importação. Às vezes, os governos impõem contingenciamento ou restrições para determinados bens estrangeiros, isto é, limita a quantidade que pode importar desses bens, qualquer que seja seu preço.
O subsidio a exportação é uma ajuda ao fabricantenacional de determinado bem para que possa exportá-los a preços menores e mais competitivos. As tarifas e os subsídios alteram as vantagens comparativas dos diferentes países e seu efeito é reduzir o comércio (no caso das tarifas) ou aumentá-lo (no caso de subsídios) de forma artificial.
As barreiras não - tarifarias são regulamentações administrativas que discriminam os produtos estrangeiros efavorecem os nacionais. É freqüente os países mais desenvolvidos estabelecerem regulamentações sanitárias e de defesa do consumidor muito mais minuciosas para os produtos estrangeiros do que para os nacionais.
O Comércio Internacional facilita a especialização, ao permitir que cada país possa colocar no resto do mundo os excedentes dos produtos em que se especializou. Ainda que as possibilidadestecnológicas e as dotações de recursos fossem idênticas, existem diferenças nos gostos dos consumidores de um mesmo país que justificam o aparecimento do comércio internacional.





1. O CONCEITO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou estado-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza peloaumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. Uma vez iniciado, o desenvolvimento econômico tende a ser relativamente automático ou auto-sustentado na
medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado aumento do estoque de capital e...
tracking img