O mercado global x o “neoconsumidor”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MERCADO GLOBAL X O “NEOCONSUMIDOR”
Estudar o comportamento do consumidor vem se tornando cada vez mais um desafio para os profissionais de marketing. O processo de globalização abriu as fronteiras nacionais para a expansão do comércio mundial e acabou com as barreiras comerciais entre os países. Com isso cresce a concorrência entre os produtos nacionais e estrangeiros. Aumenta acompetitividade entre as indústrias e o mercado se volta para novas estratégias de conquistar o consumidor tais como: maior oferta de produtos, preços mais competitivos e qualidade variada.

Sendo assim, a concorrência entre as empresas gera a busca pela preferência do consumidor no mercado, para isso tendem as empresas a cada vez mais procurar melhorar a qualidade dos produtos e ao mesmo tempo oferecerpreços mais baixos. Ocorre que, ao tentarem alcançar uma posição competitiva no mercado as empresas aperfeiçoam suas técnicas, melhoram seus produtos e modernizam suas estruturas, o que proporciona a estas, em contrapartida, crescimento e favorece ainda o desenvolvimento econômico do país. Mas o que interessa aos investidores no momento de escolher em qual companhia aplicarão seus capitais?Existem vários fatores a serem considerados pelos investidores neste momento. São analisados principalmente os fatores risco, rentabilidade e preço. Todavia, tendo em vista a evolução e desenvolvimento que o mercado de capitais tem alcançado, outros fatores tem sido exigidos e procurados pelos investidores, dentre estes destaca-se a política de disclousure.

Disclousure: é o termo utilizado eminglês para política de divulgação de informações ao público investidor de uma companhia. Portanto, significa dizer que uma empresa que adota a política de disclousure é uma empresa que possui transparência, na qual existe respeito ao investidor que aplicou capital na companhia e que, por isso, merece ser informado sobre fatos relevantes

Que não podem alterar seu planejamento sobre oinvestimento.Porém nem sempre estes fatores bastam aos investidores, na realidade o que estes buscam são ações de companhias que congreguem todos os fatores ideais. Para isso, além do preço, da cotação e da perspectiva da rentabilidade da ação os investidores procuram se pautar na política interna da empresa emissora de tais ações.

1. A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE
 
 Existe uma nova ordem mundial.A globalização da economia ela está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando novo mundo inteiramente novo e diferente. Para um consultor japonês Keniche Ohmae salienta que as fronteiras dos negócios no mundo estão desaparecendo rapidamente. Os líderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econômica de suas nações, enquanto os líderes dasgrandes organizações se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada. Ohmae identificou a chamada tríade - Japão, Estados Unidos e Europa como uma importante âncora da economia global. O mundo da globalização oferece de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica  e por outro lado é extremamente exigente no preparo dos outros  países para usufruir as novasoportunidades. As organizações globais diferentes das organizações multinacionais de estilo colonial  das décadas de 1960 e 1970. Mas, servem para todos os seus consumidores em mercados básicos com igual dedicação, onde quer que eles estejam. Seu sistema de valores é universal e não é dominado por dogmas locais ou regionais. Outro aspecto importante é que as organizações globais se fundamentam emvalores comuns e compartilhados de crenças e de confiança.
A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:

✓ O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação (TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;

✓ A ênfase no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas;
✓ A formação de espaços ...
tracking img