O mercado do luxo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Esta resenha pretende definir o conceito de luxo e apresentar suas características no mercado de luxo no Brasil, apresentando algumas peculiaridades do consumidor, assim como fatores que levam a expansão desse setor nos países emergentes, e o aumento do interesse das marcas pelo mercado de luxo brasileiro.

História do Luxo

No período em que os homens baseavam-se na caça e não tinhampreocupações em relação à economia foi onde nasceu a essência do luxo. A história do luxo não se baseia somente no excedente das riquezas, mas se manifesta também de uma forma religiosa com o objetivo de dar proteção aos homens, criar reconhecimento entre as comunidades, formar alianças e criar vínculos, como nas trocas feitas nas festas indígenas, quando as comunidades trocavam presentes preciosos com ointuito de trazer paz às comunidades.

O nascimento do luxo se deu mesmo antes da metalurgia, tecelagem e de toda ostentação das realezas, o luxo teria nascido antes da história do luxo. Os caçadores - coletores de paleolíticos não fabricavam bens de alto valor, porém costumavam festejar, admirar seus ornamentos, se enfeitar, comer bastante nas festas e gozar de tempo livre. Não se preocupavamcom o amanhã, comendo tudo que tinham, não organizando estoques de comida. Isso demonstra certa irracionalidade dos grupos de caçadores, que se davam ao luxo ignorarem as condições econômicas que viviam para viver momentos de abundância. Portanto, o luxo não começou com a venda de produtos caros, e sim, com o espírito de dispêndio. Os bens de luxo eram igualmente redistribuídos nas sociedadesprimitivas mais ricas, de tal modo, a troca, a não acumulação de bens, e a aquisição do prestígio por meio da circulação ou consumo das riquezas caracterizam a forma primitiva do luxo.

Com base nesses fatos, pode-se constatar que o luxo agia contra a concentração de fortunas, pois os chefes tinham a obrigação de distribuir as riquezas de forma generosa para a sociedade. “Durante a mais longa parteda história humana, foi o luxo que operou com sucesso contra a concentração das riquezas e, igualmente, contra a dominação política”.

Com o surgimento do Estado, o luxo passou a ter como base a acumulação de riquezas e a hierarquização, e com a ascensão da burguesia crescia o consumo de jóias e outros produtos caros, dessa forma o luxo passou a representar pessoas que tinham uma elevadaposição social.

Quando houve a separação entre os senhores e os súditos, o luxo passou a não ser mais ligada a distribuição das riquezas, e sim, com a acumulação e hierarquização destas.

O luxo varia significativamente com o passar do tempo, o que era considerado luxo há dez anos pode não ser mais atualmente. Um exemplo disso é o aparelho celular, nos anos 90 ter um celular era um prestígio parapoucos na sociedade brasileira, era caro, pouco acessível e original. Hoje, o celular é acessível a todas as classes sociais.

No Brasil os maiores consumidores de produtos de luxo buscam produtos de qualidade, que demonstrem status. Entre esses consumidores estão: Homens solteiros, executivos entre 29 e 39 anos; Mulheres solteiras, executivas entre 25 e 35 anos que moram com os pais e compramprodutos que reforcem sua posição profissional; Divorciado sem filhos, homens e mulheres com idade entre 35 e 49 anos que compram carros e casas novas; Casais que trabalham com filhos adultos, maior parte homens e mulheres entre 45 e 65 anos que gastam seu dinheiro com produtos tecnológicos, casa, qualidade de vida e novos carros; Casais que trabalham sem filhos, homens e mulheres entre 30 e 40 anosque gastam com viagens, restaurantes e produtos para casa.

O consumidor do luxo e o mercado de luxo no Brasil

O universo do luxo atualmente não se limita ao mundo das elites e reis, o luxo tornou-se um importante mercado de abrangência global, chegando a movimentar bilhões de dólares, gerando renda e consumo.

De acordo com o livro, as pessoas precisam consumir produtos de luxo devido...
tracking img