O mercado de trabalho para os jovens no brasil

O Mercado de Trabalho para os jovens no Brasil

Qual é o Sonho do Jovem Brasileiro? Foi esse o questionamento feito por um estudo da empresa Box1824, que buscou, com apoio e patrocínio deiniciativas privadas, "Promover um estudo aberto, sem viés de consumo, sem fins lucrativos, que visa ouvir a primeira geração global de brasileiros para entender seus valores, a forma como enxerga o país, ospapéis que se propõe a desempenhar e os cenários futuros em que se vê atuando."
A pesquisa realizada ouvindo jovens de 18 a 24 anos das classes A, B e C, D e E sobre seus sonhos individuais e parao país, mostra um panorama muito positivo na maneira em que o jovem vê o Brasil de hoje - dos cerca de 3000 jovens entrevistados, entre pesquisas qualitativas e quantitativas, 89% tem orgulho de serbrasileiro e 76% acredita que o Brasil está mudando para melhor. Quanto aos sonhos individuais, 55% dos jovens sonham com formação professional e emprego, seguido por 15% que sonha com a casa própriae 9% que sonha com dinheiro. Esses 79% dos jovens dependem do ingresso no mercado de trabalho para realizar seus sonhos.
A pesquisa se aprofunda no tema, e mostra que esse sonho está ligado aprofissão dos sonhos, a estabilidade de emprego e a educação, sendo que mais de 70% dos jovens que não chegaram ao ensino superior, de todas as classes, pretendem estender seus estudos. Outra curiosidadeé que essa geração não vê o trabalho como a geração dos seus pais via – não buscam acumulo de dinheiro ou de status social como fim do trabalho. Ele tem novos significados, deve trazer, além dedinheiro e estabilidade, realização pessoal. Não há a dissociação de trabalho e felicidade, o trabalho não deve mais ser visto apenas como necessidade, mas sim como elemento de realização e expressão.Infelizmente, de acordo com dados e com a atual situação de desigualdades no Brasil é uma pequena minoria de jovens que tem a possibilidade de realizar seu sonho. O desemprego de jovens é um problema...
tracking img