O mercado de trabalho nos p´roximos anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recrutamento e seleção
Tema: O que esperar do Mercado de Trabalho nos próximos Anos

1) http://www.vocesabia.net/comportamento/as-profissoes-do-futuro/
Para o site da Revista você S/A, as profissões do futuro relacionam-se às áreas como engenharia, automação e informática. São nove áreas que terão grande oferta de de vagas até 2020: Supervisor em indústria de transformação de plástico;engenheiro de petróleo; técnico em sistemas de informação; trabalhador de superfície de metais; técnico em mecatrônica; biotecnologista, engenheiro ambiental e sanitário; desenhista técnico em eletrônica, eletricidade e eletromecânica.
“A perspectiva é mais positiva na área de produção, mas a de gestão também estará bastante intensa“, diz Hilda Alves, executiva da Federação das Indústrias do Riode Janeiro. A projeção de crescimento feita pelas indústrias deve continuar até 2020, foi o que apurou o estudo. Mas essa perspectiva otimista custa caro. Para cuidar de tanta automação e tecnologia, as empresas estão extremamente exigentes quanto à preparação e à qualificação dos profissionais. A expectativa é tão boa, que, mesmo quem ainda está dando os passos iniciais nos cursos técnicos, jápensa nas oportunidades futuras. Por exemplo, Heitor Matos, aluno de um deles, comenta, entusiasmado: “Vou fazer engenharia de automação industrial e procurar uma especialização“. E você, jovem leitor, também pretende se preparar?

2) http://vestibular.universia.com.br/o-que-estudar/profissoes-do-futuro/
Oito Profissões que Prometem emprego Garantido – atualizado em 13/08/2012
Muitas pessoaspensam em uma profissão vendo apenas o retorno financeiro e as oportunidades de trabalho. Claro que isso deve ser levado em conta, mas não é tudo. Nem sempre uma profissão que está em alta hoje permanecerá daqui a 10 anos. Além disso, não é garantido que uma carreira de prestígio trará o dinheiro esperado. Entretanto, com base no mercado e suas necessidades é possível prever quais serão asprofissões que deslancharão no País. Confira abaixo oito áreas que prometem ser promissoras:
Agronegócio

O setor é muito amplo, visto que abrange todas as atividades e empresas ligadas à produção de grãos e alimentos. A indústria de máquinas agrícolas, fertilizantes e rações e as próprias plantações fazem parte dessa gama de oportunidades que os profissionais podem atuar. Com o aumento da populaçãomundial a busca por alimentos será maior e, portanto, o Brasil promete se destacar como um grande produtor de alimentos. Com isso, os formados em Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca prometem ter mais oportunidade de trabalho.
Construção Civil

O setor está aquecido tanto pelo investimento de obras feito pelo governo pormeio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) quanto pela escolha do Brasil como o país para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Portanto, a necessidade de profissionais qualificados para atuar no mercado aumentará. Uma boa chance para os graduados em Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Hídrica eLogística e Transportes.
Energia

Para crescer qualquer país precisa de energia. As duas principais fontes hoje são petróleo e fontes de energia renováveis. Com a descoberta da camada pré-sal, que promete deixar o Brasil na lista dos dez países com maior reserva do planeta, novas oportunidades surgirão. A busca por fontes de energia limpa também promete aquecer o setor, visto que todos os países buscamnão depender mais do petróleo, fonte de energia que libera muitos gases poluentes. Profissionais aptos para buscar novas maneiras e utilizar as já existentes serão necessários. Haverá vagas para os graduados em Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira e Mineração, Petróleo e Gás e em engenharias como de Petróleo, de Segurança do Trabalho, de Produção e Química.
Ensino

Com o...
tracking img