O mercado de trabalho do contabilista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mercado de trabalho do Contabilista

A origem dessa profissão aconteceu a cerca de 500 AC, quando Pitágoras criou as relações matemática. A contabilidade passou a evoluir de acordo com o próprio desenvolvimento social, cultural e econômico de cada região, com intuito de acompanhar a evolução da economia. Com o passar dos tempos, o profissional contador era conhecido como guarda livros e seencarregava da escrituração dos livros mercantis das empresas comerciais. A antiga ocupação de guarda-livros originou o cargo atual de técnico em contabilidade. No Brasil a primeira regulamentação contábil ocorreu em 1870, através do reconhecimento oficial da Associação dos Guarda-livros da corte pelo Decreto Imperial nº 4.475. Esse decreto representa uma conquista, pois evidencia o guarda-livroscomo a primeira profissão liberal regulamentada no país. Pouco se exigia desse profissional. Era quase sempre o conhecimento das línguas portuguesas e francesas, a elegante caligrafia, a habilidade e técnica para manusear as máquinas.
Entretanto o desenvolvimento da profissão se deu a partir da criação do Conselho Federal de Contabilidade, em 1946 que fez definições importantes como o perfil doscontabilistas: contadores eram os graduados em cursos universitários de Ciências Contábeis; os técnicos em contabilidade apresentavam nível médio, pois cursavam apenas escolas técnicas; e guarda-livros eram pessoas que apesar de não apresentarem escolaridade formal, exercia a atividade de escrituração contábil. E somente depois da Lei nº 3.384/58 é que se definiu que os guarda-livros passaram apertencer à categoria de técnico em contabilidade. Desde então muitas mudanças começaram a surgir. Nos últimos séculos houve uma evolução extraordinária das técnicas de contábeis. O profissional de contabilidade que até então era responsável apenas por fazer registros e monitorar a entrada e saída do patrimônio da empresa, começou a expandir seus conhecimentos, diante da visão das emergentes mudanças,e com auxílio de recursos tecnológicos. O surgimento da Auditoria, o desenvolvimento da contabilidade e custo e o aumento da importância da contabilidade como ferramenta gerencial em uma empresa. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação hoje deve conter não só noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas também de ciências humanas éticas e responsabilidadesocial.
Na era dos computadores, continua sendo imprescindível o registro, as apurações e demonstrações, e se tudo progrediu, surgiu a obrigatoriedade da atualização do profissional que pretende se manter ativo. Não importa o tamanho da empresa. Seja ela pequena, média, ou grande, todas dependem de serviços contábeis para sua existência. Em nosso país existe um amplo campo de atuação para osprofissionais da área contábil que continua em expansão. São inúmeras as empresas, e poucos profissionais capacitados para preencher as vagas oferecidas.
O curso de Ciências Contábeis oferece muitas alternativas de atuação no mercado de trabalho: em empresas públicas ou privadas ou ser autônomo e criar seu próprio escritório ou organização contábil. E dentre as muitas opções podemos citar: ContabilidadeGerencial, Contabilidade Pública, Contabilidade Rural, Contabilidade Bancária e outra mais; Auditor Independente (ou Externo) ou Auditor Interno, Analista Financeiro; Perito Contábil; Controladoria; Consultor Contábil; no ramo do ensino como Professor; Pesquisador ou Escritor, em órgãos públicos como Fiscal de Tributos, Auditor Fiscal, Controlador de Arrecadação, Tribunal de Contas etc. E dentreessas áreas podemos destacar auditoria e perícia, pois são as que tiveram maior extensão nos últimos tempos, oferecendo altos salários e disponibilizando poucas e muito concorridas vagas atualmente.
Num contexto geral, o mercado de trabalho tem sofrido modificações devido às constantes mudanças no cenário econômico que demanda a busca por profissionais aptos a atenderem as novas exigências de...
tracking img