O menino e a caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




































O MENINO E A CAIXA


In RAMAL, Andrea. Histórias de gente que ensina e aprende: contos pararepensar a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.






Após algum tempo de análises e reflexões, bem como discussões acirradas e acaloradas, mas bem aproveitadas, sobre o texto o “Meninoe a Caixa”, pudemos ver além da objetividade do texto e entender seu grande contesto subjetivo.
A primeira vista o texto descreve um menino com uma caixa que vai se enchendo ao longo de diversasentregas, porém um olhar mais atendo deixa ver que a intenção não é apenas esta, mas sim demonstrar todo um universo subjetivo. Assim quando o texto foi comparado com as disciplinas cursadas como ohomem e a sociedade, o menino tomou a forma do homem e a caixa ocupou, por sua vez, o lugar da sociedade estabelecendo dessa forma uma relação de dependência onde o homem (menino), deposita suas ações eseus anseios na sociedade (caixa) que por sua vez não lhe retribui até que perceba que apenas ele é responsável por suas ações (idéia).
Relacionando com a disciplina Fundamentos da Ciência Política,onde foi-nos apresentado o conceito que fazemos política em todas as nossas relações em grupo, quer ativa ou passivamente, percebemos que o menino (“aluno”) se conforma com sua condição de receptor,sem questionar, sendo subserviente ao entregador, considerando a ideia apresentada sobre o pensamento de Étienne de La Boétie. O menino apenas recebe as entregas (os saberes) e amontoando-as de formadesconexa, impossibilitando também que o entregador (o professor) seja desafiado a repensar sua forma de atuar, permitindo-se colocar no lugar do aluno, vendo suas dificuldades e descobrindo os saberesque o aluno já carrega consigo, o que permitiria, assim, que este fizesse novas descobertas (combinações).
Por outro lado tem a questão do educador, que neste ponto foi compreendido da seguinte...
tracking img