O menino e a caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade IV

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Profa. Maria Teresa Papa Nabão

História da educação no Brasil: a influência dos jesuítas
 Os jesuítas faziam parte da Companhia de Jesus, ordem criada por Inácio de Loyola, em 1534, no contexto da Contrarreforma católica.  Os jesuítas tinham o objetivo de disseminar o catolicismo através da educação.

História da educação no Brasil: a influência dosjesuítas
 O padre jesuíta Manuel da Nóbrega chegou ao Brasil em 1549 e teve importante papel na educação e catequese dos índios.  Apenas quinze dias depois de sua chegada à recém-fundada cidade de Salvador, os jesuítas já conseguiram fazer funcionar uma escola elementar de “ler e escrever”.

História da educação no Brasil: a influência dos jesuítas
 Fase áurea dos jesuítas no Brasil(15491570): representada pelo trio: Manuel da Nóbrega; Aspilcueta Navarro e José de Anchieta.  Neste período, os jesuítas aprenderam a língua tupi-guarani, elaboraram material didático para a catequese e Anchieta organizou uma gramática do tupi.  No processo de educação e catequese, Anchieta usava vários recursos, como a música, a poesia e o teatro.  Substituiu as cantigas sensuais cantadas pelosíndios pelos hinos de louvor à Virgem.

As missões ou reduções
 As missões ou reduções eram povoamentos ou aldeias criadas pelos jesuítas.  Possuíam uma organização bem definida que podia reunir várias etnias.  Algumas foram muito prósperas. Nelas se praticava agricultura, criação de gado e artesanato e os jesuítas tinham uma ação ampla de conversão religiosa, educação e trabalho.  Acatequese nas missões era mais eficiente; os jesuítas ensinavam regras de higiene e saúde, técnicas e práticas agrícolas.

Consequências culturais da ação jesuítica
 A ação dos jesuítas, por meio da catequese e da conversão, procurava anular as tradições indígenas, pois elas eram reconhecidas como atrasadas, selvagens e indignas.  O saber, a religião, a música do indígenas eram desprezadas econsideradas inferiores.  A catequese e a conversão procuravam homogeneizar estas culturas a partir do padrão cultural europeu.

A sociedade colonial
 O tipo de colonização estabelecido no Brasil foi centrado numa ocupação do território, de modo a viabilizar a produção agrícola de interesse para o mercado europeu.  A viabilização deste modelo teve como apoio a larga e farta distribuição de terraspelo sistema de sesmarias.  A economia se expandiu em torno do engenho de açúcar por meio do trabalho dos índios e dos escravos depois. Uma economia que se desenvolveu centrada no latifúndio, na escravidão e na monocultura.

A realidade social do Brasil colonial e a educação
 A educação não era algo primordial, uma vez que as atividades agrícolas não exigiam formação especial.  Numasociedade agrária e escravista, o interesse pela educação era quase nulo e, portanto, a quantidade de analfabetos era muito grande.  As mulheres e negros eram excluídos do ensino e pouco despertavam o interesse dos padres, que se concentravam na catequese dos curumins.

A realidade social do Brasil colonial e a educação
 A educação para os filhos dos senhores de engenho seguia a tradiçãoportuguesa.  A ação dos jesuítas se fazia presente por meio da educação que alguns filhos obtinham ao serem enviados aos colégios, ou ainda quando recebiam os ensinamentos em suas próprias residências.  Outra forma de educação praticada pelos jesuítas acontecia nos confessionários, pois ao ouvir os pecados os padres iam modelando o pensamento dos colonos.

A estrutura da educação montada pelos jesuítas Ensino elementar: ler, escrever e contar; Ensino Médio: Humanidades (Artes e Filosofia) que se ensinava latim e gramática; Ensino Superior: Teologia.  Após o curso médio o jovem podia escolher entre duas opções: ou estudar teologia, tornando-se padre, ou prepararse para as carreiras liberais como Direito e Medicina. Para tal, deveria estudar em uma das diversas universidades europeias....
tracking img