O menino selvagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MENINO SELVAGEM
Em 1798, virada do século XVIII para XVX, um acontecimento chamou a atenção do médico francês humanista Jean Itard (1774-1838), um grupo de caçadores encontrou um menino com idadede 10 a 12 anos vivendo sozinho na floresta de Caune, distrito de Aveyron, no sul da França.
O garoto foi levado para uma instituição destinada a doentes e indigentes, o asilo de SaintAffrique,próximo ao local onde foi encontrado, ficou lá durante um mês, sem nenhum tipo de cuidado especial.
O menino vivia isolado de qualquer tipo de convívio humano, mudo e aparentemente surdo, era indiferenteas pessoas que lhe proporcionavam afeto e também as que o maltratavam. Ficou conhecido como o selvagem de Aveyron ,depois de algum tempo foi levado a Paris, onde ficou aos cuidados da InstituiçãoNacional de Surdos-Mudos, Jean Itard foi indicado para cuidar do caso.Itard,ao contrario do famoso psiquiatra Philip Pinel, que o diagnosticou como “idiota”(no sentido da psiquiatria da época) e não comoselvagem,acreditou que o menino pudesse ser educado,adotaria um método pedagógico que iria despertar a inteligência daquela criança ,estava tão certo de sua vitoria que lhe deu o nome de Victor.Itard estabeleceu cinco metas para o seu programa pedagógico, todas envolvendo a percepção e a sensação, para trabalhar os aspectos cognitivos e afetivos de Victor: o interesse pela vida social, despertara sensibilidade nervosa, ampliar a esfera de idéias, levar ao uso da fala e exercitar operações da mente.
O tratamento começou com o ensinamento de Frances como metodologia de desenvolvimento parasua memória e da capacidade de estabelecer relações a partir da linguagem escrita, uma inversão da ordem natural do processo de aprendizagem.
Fazer Victor abandonar a vida primitiva e adquirir novoshábitos não foi tarefa fácil, Itard comporta-se mais como cientista do que como a pessoa incumbida de orientá-lo em sua educação.
Itard conseguiu provar que a memória de Victor era muito apurada....
tracking img