O menino do pijama listrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 187 (46532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinopse
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguémpara brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério queronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Contracapa
“Um livro maravilhoso.” – The Guardian – “Intenso e perturbador [...], pode se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época.” – USAToday – “Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição.” – The Irish Independent –

MAIS DE 350 MIL LIVROS VENDIDOS EM TODO MUNDO Tradução de Augusto Pacheco Calil

Abas
É muito difícil descrever a história de O menino do pijama listrado. Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sualeitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada sobre a trama. Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora este livro não seja recomendado a garotos de nove anos) E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca. Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas. ... John Boyne nasceuna Irlanda, em 1971. É autor dos romances The thief of times, The congress of rough riders e Crippen. A versão cinematográfica de O menino do pijama listrado chega às telas em 2008.

Para Jamie Lynch

AGRADECIMENTOS
Por todos os conselhos e comentários inteligentes e por nunca permitir que eu perdesse de vista o foco da história, agradeço muito a David Flicking, Bella Pearson e LindaSargent. E, por apoiar este trabalho desde o início, agradeço, como sempre, ao meu agente Simon Trewin. Obrigado também à minha velha amiga Janette Jenkins pelo seu grande estímulo após ler um dos primeiros rascunhos.

1
BRUNO FAZ UMA DESCOBERTA Certa tarde, quando Bruno chegou em casa vindo da escola, surpreendeu-se ao ver Maria, a governanta da família – que sempre mantinha a cabeça abaixada ejamais levantava os olhos do tapete, - de pé no seu quarto, tirando todos os seus pertences do guarda-roupa e arrumando-os dentro de quatro caixotes de madeira, até mesmo aquelas coisas que ele escondera no fundo e que pertenciam somente a ele e não eram da conta de mais ninguém. “O que você está fazendo?”, ele perguntou tão educadamente quanto pôde, pois, embora não estivesse contente por chegar emcasa e descobrir alguém remexendo nas suas coisas, sua mãe sempre lhe dissera para tratar Maria com respeito e não simplesmente imitar a maneira com que seu pai a tratava. “Tire as mãos das minhas coisas.” Maria sacudiu a cabeça e apontou para a escada atrás dele, onde a mãe de Bruno acabara de aparecer. Era uma mulher alta, de longos cabelos ruivos, presos numa espécie de rede atrás da cabeça; elaestava retorcendo as mãos em sinal de nervosismo, como se houvesse algo que ela não quisesse falar ou alguma coisa em que não quisesse acreditar. “Mãe”, disse Bruno, marchando em direção a ela, “o que está acontecendo? Por que a Maria está mexendo nas minhas coisas?” “Ela está fazendo suas malas”, a mãe explicou. “Fazendo minhas malas?”, ele perguntou, repassando rapidamente os eventos dos...
tracking img