O menino do pijama listrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os efeitos da radioatividade no corpo humano
“Em pequenas doses, a radiação ajuda a diagnosticar e tratar doenças. Em grandes quantidades, pode alterar o sistema biológico e até matar.”
Radiação e energia distribuída através de ondas ou partículas. Aproximadamente 80% da radiação são derivados de fontes naturais, incluindo a radiação cósmica, a luz ultravioleta e os radioisótopos naturais,especialmente a gás radônio. Os 20% restantes são derivados de fontes manufaturadas que incluem instrumentos utilizados na medicina e na odontologia, produtos de consumo que emitem ondas de radio ou microondas e de usinas. Os potenciais efeitos catastróficos da radiação são ilustrados mais vivamente pelas explosões nucleares. As bombas atômicas jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945, não sócausaram lesões agudas e mortes como, também, aumentaram a incidência de vários tipos de câncer entre os sobreviventes. No inicio do século XX, radiologistas americanos comprovaram um aumento da incidência de anemia aplástica e alterações do tecido hematopoiético. Outros estudos mostraram que crianças tratadas com radiação para controlar o aumento do tipo ou lesões benignas da pele, entre 1910 e 1959,mostraram um aumento de incidência de anormalidades tireoidianas, tumores tireóideos, de leucemia e de linfomas.
Durante a gravidez, as radiações devem ser evitadas, pois a exposição do feto à radiação pode produzir retardo mental, anomalias congênitas, leucemia e tumores sólidos. Investigações dessas exposições acidentais ou deliberadas à radiação levaram a uma compreensão da relação existenteentre a dose e o tempo de exposição à radiação e os efeitos agudos ou crônicos na saúde.
Contudo, em geral, as exposições recebidas correntemente pela população a partir de fontes naturais e manufaturadas (RX do tórax, mamografia e por trabalhadores de usinas nucleares).
Generalidades
Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente parasubstituir as células que eventualmente tenham sido alteradas ou destruídas. Em doses extremas, é fatal: o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o mais grave da história, matou 30 pessoas em apenas um mês e foi associado a 1.800 notificações de câncer de tireóide.
Chamada ionizante, a radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares (em geral urânio ou plutônio) tem a propriedadede alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. A extensão dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo. A medula óssea, por exemplo, é o órgão mais sensível, pois apresenta elevadas taxas de divisão celular, e seu DNA fica mais exposto a alterações decorrentes da irradiação.
Na literatura médica, o câncer é um dos problemas mais associados àradiação. Isso porque a radioatividade pode alterar o 'relógio biológico' das células, fazendo com que cresçam desordenadamente, formando tumores. Os tumores induzidos pela radiação geralmente não aparecem antes de 10 anos a contar das doses recebidas. Em caso de leucemia, o intervalo cai para dois anos. Esse período entre a exposição e o aparecimento do câncer é chamado 'período latente'.
Oscientistas ainda não têm dados precisos para determinar o risco de câncer associado a uma dada exposição à radiação. Mas existem estimativas. Sabe-se que baixas dosagens não estão relacionadas ao câncer, daí por que são normalmente seguros exames médicos como tomografia, raio-X e mamografia, segundo a Health Physics Society (HPS), uma organização americana especializada nos efeitos da radiação nocorpo humano. Mas a partir de uma certa dosagem, a associação entre radiação e câncer aparece.

TIPO DE RADIACOES

A radiação não-ionizante (as ondas de microondas, ultravioleta), produzem, nas moléculas biológicas, vibrações e rotação dos átomos.
A energia radioativa (ionizante) pode ionizar alvos biológicos moleculares e ejetar elétrons (ex. Raio X, raios gama) são formas de radiação...
tracking img