O menino de engenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MENINO DE ENGENHO

José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em 1901, no Estado da Paraíba, e morreu em 1957 na cidade do Rio de Janeiro. Ele deu início ao conhecido Ciclo da Cana-de-açúcar com aobra: Menino de Engenho. Além deste livro, este notável escritor escreveu outros livros, como: Doidinho, Bangüê, O Moleque Ricardo e Usina. Este último possui narrativa descritiva do meio de vida nosengenhos e nas plantações de cana-de-açúcar do Nordeste.

O livro "Menino de Engenho"  é o primeiro de uma série de cinco livros, conhecidos como integrantes do ciclo da cana-de-açúcar. O contextohistórico deste livro é o Brasil colônia e seu regime escravocrata. A localização geográfica se dá no nordeste brasileiro, nos solos de massapé (argiloso) da zona da mata no Estado da Paraíba.

Olivro: O Menino de Engenho Tem como cenário principal o interior paraibano, a Fazenda Santa Rosa o engenho de açúcar do avô do menino.

O personagem principal Carlinhos passa por varias mudanças em suavida, após morte da sua mãe. O personagem principal e redondo.

O menino de engenho e um romance narrado por Carlinhos que conta suas aventuras na fazenda de engenho.

.
PERFIL DOS PROTAGONISTAS1 - Carlinhos - É o narrador do romance. Órfão aos quatro anos tornou-se um menino melancólico, solitário e bastante introspectivo. De sexualidade exacerbada, mantém, aos doze anos, a sua primeirarelação sexual, contraindo “doença-do-mundo” - a popular gonorréia. 
2 - Coronel Zé Paulino - É o todo-poderoso senhor de engenho - o patriarca absoluto da região. Era uma espécie de prefeito -administrava pessoalmente, dando ordens e fazendo a justiça que ditava a sua consciência de homem bom e generoso. 
3 - Tia Maria - Irmã da mãe de Carlinhos (Clarisse), torna-se para este a sua segundamãe. Querida e estimada por todos pela sua bondade e simpatia, era chamada carinhosamente de Maria Menina. 
4 - Velha Totonha - É uma figura admirável e fabulosa. Representa bem o folclore ambulante...
tracking img