O meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Historicamente, em virtude da percepção dos desequilíbrios ambientais, que foram se avultando ao longo dos anos, as pessoas vêm apresentando maior preocupação com a conservação da qualidade ambiental. Essa preocupação gerou a necessidade da implantação de alternativas de instrumentos de gestão ambiental com diferentes enfoques a fim de implantar a visão do desenvolvimento sustentável.Neste trabalho almeja-se discutir esses instrumentos, e analizar da importancia da preservação ambiental para a qualidade de vida do homem.

Palavras – chave: Meio Ambiente, sustentabilidade, consequências, preservação, planeta e desenvolvimento.

Abstract: Historically, because of the perception of environmental imbalances, that have been looming over the years, people are showing greaterconcern for the preservation of environmental quality. This concern has generated the need for the deployment of alternative environmental management tools with different approaches, order to implement the vision of sustainable development. In this paper, we aim to discuss these instruments, and analyze the importance of environmental preservation for the quality of human life.
Keywords: Environment,sustainability, impact, conservation, planet and development.
____________________________________________________________

____________

Fala-se em muito em meio ambiente e nas diversas formas de preservação do mesmo. Mesmo assim há uma necessidade de desenvolver método urgente afim de que cada cidadão nutra dentro de si o desejo de preservá-lo.
De acordo com Areci Cristina (2006), osprogramas de educação ambiental a serem desenvolvidos pelos países deveriam conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Entretanto, só a conscientização não seria suficiente para ações efetivas por parte delas enquanto criança e, posteriomente como adultos. Assim, seria fundamental a disseminação de um conhecimento adequado da ciência ambiental. Concientização econhecimentos, juntos, poderiam realmente promover atitudes corretas e desenvolvimento de habilidades específicas para a solução de problemas futuros. Essas crianças poderiam ser profissionais com condições de ajudar a resolver os problemas do meio ambiente, e mais que isso, já teriam internalizado em sua formação cultural a questão ambiental, tanto quanto a questão da ética,a dos bons costumes etc. Issotudo poderia melhorar sua capacidade de decisão como profissionais e cidadãos queteriam o meio ambiente com pano de fundo para suas futuras decisões.

Ainda enfocando esse tema, Ana Simões – Diario de PE (2009) relata: “Qualquer pessoa capaz de um mínimo de raciocínio verificará sem a menor sombra de dúvida que a atuação do ser humano frente ao planeta em que vive é danosa e devastadoramenteperniciosa. Contudo, nem todos podem pegar sua indignação e participar de movimentos com mobilizações gigantescas e de grande destaque mundial. Assim, a atuação individual e, aparentemente, de curto alcance; podem ser multiplicadas passando de pessoas para pessoa de forma a criar uma gigantesca rede que terá o mesmo impacto dos grandes movimentos ambientalistas globais”.

Assim adotar práticas depreservação e sustentabilidade no lar é muito mais fácil e cômodo do que se pode imaginar. Coisas muito simples como: Separar resíduos orgânicos do lixo, e transformá-los em adubo. Apagar as luzes quando não estiver usando o cômodo. Tomar banho com o chuveiro ajustado sempre no “verão”. Lavar e passar roupas apenas depois de acumular um volume adequado. Evitar usar sacolas plásticas nas compras desupermercado. Jamais descartar restos de óleo nos ralos ou nas pias. Dar o correto destino às pilhas, baterias e a todo lixo tecnológicos que você produzir. Separar o papel, do vidro e do metal para favorecer a reciclagem e a coleta seletiva. Desligar os equipamentos eletrônicosdas tomadas sempre que não for usá-los. Etc. Agindo desta maneira teremos um meio ambiente digno de ser habitado.

Cada...
tracking img