O meio ambiente e o consumo sustentável: alguns hábitos que podem fazer a diferença

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Meio Ambiente e o Consumo Sustentável: Alguns Hábitos
que Podem Fazer a Diferença
Cíntia Panarotto
* Considerações iniciais
A questão voltada ao meio-ambiente surgiu de forma explosiva há aproximadamente três décadas. Algumas reuniões importantes (Reunião de Estocolmo, em 1972, ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, a assinatura do Protocolo de Kioto em 2006 no Japão por diversos países),foram realizadas após a percepção dos efeitos globais e do consumo excessivo. A sociedade contemporânea apresenta uma visão distorcida do chamado “desenvolvimento”. Os que defendem este “desenvolvimento” acreditam que qualquer proposta que restrinja suas atividades, fará com que a sociedade regrida. A questão não está em impedir a industrialização e o desenvolvimento de um país e do mundo. Há umaincompatibilidade entre a preservação ambiental e o exagero como o consumo insustentável e o acúmulo privilegiado de riquezas. Para o verdadeiro desenvolvimento deve haver também uma preocupação com a saúde da população e o local em que vivemos. Deve acontecer uma mudança de pensamento através da educação ambiental e educação para o consumo e pequenas atitudes como as descritas a seguir.
* Ocrescimento das populações humanas
Quanto maior é a população humana, maior é o consumo de alimentos e recursos naturais e isso vem gerando grande problema ao meio ambiente. A excessiva demanda de alimentos, moradia, energia, produção industrial e transporte acarretam alto impacto ambiental. Esse impacto ambiental seja ele causado por obra humana ou natural causa desarmonia e desequilíbrio ao ambiente.Essa civilização moderna ainda depende da natureza.
* A população e o consumo exagerado
A grande necessidade de bens de consumo aumenta o consumismo e este por sua vez gera desperdício. Existem dois tipos de consumo: consumo por necessidade e o consumo de significado simbólico. O consumo de significado simbólico é aquele em que a pessoa deseja sempre um novo modelo de aparelho ou produto sem terem vista a sua real finalidade. A mídia e a publicidade trabalham juntas e as empresas “criam necessidade” de bens de consumo, induzindo ao consumo desnecessário. O consumismo exagerado juntamente com o aumento populacional na Terra gera grandes indústrias que consomem energia elétrica e matérias-prima, gerando grandes quantidades de lixo, causando enormes impactos ambientais e esgotamento derecursos não-renováveis (petróleo e os minérios). O grande crescimento industrial e das cidades acarreta poluição. O processo de industrialização é positivo, pois gera desenvolvimento econômico e social. O problema diz respeito aos recursos
naturais que é o esgotamento dos recursos naturais e o impacto ambiental que é gerado. Uma solução para este problema seria a educação, que pode mudar o atualparadigma da sociedade com o desenvolvimento sustentável. O consumo exagerado causa poluição dos rios, do solo e do ar. Assim sendo, cabe a todo cidadão pensar seriamente na necessidade de reciclar, adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo.
* O desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento sustentável é uma forma de desenvolvimento econômico que prega que se deve atender àsnecessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável diz que as sociedades devem mudar hábitos e padrões de consumo e produção para suprir as necessidades da população, como moradia, educação, saúde e alimentação e diminuir também o desperdício e o consumismo desenfreado. O desafio deste desenvolvimento é o de buscar equilíbrio entre a preservação ambiental e aeconomia de um país. A sustentabilidade deve combinar interesses ecológicos, sociais oferecendo oportunidades de negócios para empresas que possam melhorar a vida das pessoas e do mundo e ao mesmo tempo garantir uma melhor qualidade de vida para todas as gerações futuras. A questão preventiva é de grande importância para o desenvolvimento sustentável. O consumidor e as empresas devem repensar suas...
tracking img