O MEIO AMBIENTE E SUA IMPORTNACIA NOS DIAS ATUAIS

609 palavras 3 páginas
O meio ambiente oferece a todos os seres vivos, as condições essenciais para a sua sobrevivência e desenvolvimento, o que permitiu ao ser humano sobreviver até os dias de hoje. Mas a sua sobrevivência não foi pacifica e, desde os primórdios da sua existência, teve sempre de lutar contra certas adversidades, sendo a Natureza uma delas.

A medida que o homem e a sociedade se desenvolveram, a preocupação e o cuidado com o meio que rodeava foi diminuindo, não olhando a meios para atingir o seu fim - o seu bem-estar – isto sem se aperceber de que aos poucos estava a condenar a sua própria sobrevivência

Esta forma de estar do ser humano fez-se sentir principalmente a partir da Era da industrialização e após as 1ª e 2ª Guerras Mundiais, intensificando-se e atingindo o apogeu na Era da Tecnologia, mantendo-se até os dias de hoje. O Homem começou a exigir cada vez mais, o que originou um sobre-exploração dos recursos naturais, levando à degradação ambiental sob diversas formas: alterações climáticas, aumento da T*, efeito estufa, perda da biodiversidade, redução da camada de ozono, desertificação, poluição da agua, ar, solo, sonora, visual, entre outras.

O Homem foi destruindo os seus principais recursos, sem tomar consciência de que depende de uma boa base ecológica para garantir a sua sobrevivência e a dos seus descendentes.

Com os actuais choques ambientais, algumas pessoas e governos começaram a sentir a necessidade de impor mudanças sociais uqe alterem os comportamentos. Essas mudanças são importantes a todos os níveis e verificando-se também no nosso País. Destacando algumas:

- Criação de instituições para cuidar o meio ambiente, ao nível local e nacional, que mobilizam pessoas e recursos;
- Realização de encontros locais, nacionais e internacionais relacionado com o ambiente e com o conceito da sustentabilidade.
- Desenvolvimento de ferramentas em prol do ambiente, como: Educação, Licenciamento e legislação ambiental, criação de reservas, formação

Relacionados