O Match Do S Culo E A Hist Ria Esportiva Do Xadrez Uma Interpreta O Sociologica

8882 palavras 36 páginas
Motriz, Rio Claro, v.19 n.2, p.399-411, abr./jun. 2013

doi:

Artigo Original

O “match do século” e a “história esportiva” do xadrez - uma interpretação sociológica
Juliano de Souza
Wanderley Marchi Júnior
Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Resumo: O presente artigo configura uma síntese da dissertação de mestrado defendida por um dos autores com o título “O xadrez em xeque: uma análise sociológica da história esportiva da modalidade”
(SOUZA, 2010). O problema de pesquisa que esteve em tela na dissertação consistiu na possibilidade de recuperar e compreender as transformações conjunturais e mercadológicas potencializadas no subcampo esportivo do xadrez, em nível de oferta e demanda da prática enxadrística, pela ocasião da final do campeonato mundial de 1972 e, em seguida, avaliar o que essas transformações representaram ou significaram no processo de construção da “história esportiva” da modalidade. Como hipótese de trabalho sustentou-se que durante o contexto histórico-social do chamado “match do século”, a modalidade de xadrez conheceu a “fase de ouro” de sua “história esportiva”, condição que, a partir da articulação empíricoteórica levada a efeito ao longo do estudo, se demonstrou comprovada.
Palavras-chave: Xadrez. Esporte. História.

The “match of the century” and the “sports history” of chess - a sociological interpretation
Abstract: This paper is a summary of the master's degree thesis defended by the author with the title
“Chess in check: a sociological analysis of its sporting history” (SOUZA, 2010). The research problem that the thesis has had on screen was the ability to recover and understand the conjunctural and market potentiated changes in chess sport's subfield at the level of supply and demand of the practice on the occasion of the end of the world championship 1972. And then evaluate what these changes meant or represented in the construction of “sports history” of chess. As a

Relacionados