O marketing nas pequenas empresas: o caso assolan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Marketing nas pequenas empresas: O caso Assolan

No mercado, atualmente conhecemos os produtos por suas marcas, Bic, Nescau, Bombril, Yakult, isso se deve pelo domínio de empresas sobre omercado em qual atuam e se tornaram líder do segmento no qual atuam. No entanto, outras empresas atuam no mesmo mercado, e por um forte investimento em marketing podem atacar e até tomar a posição delideres no mercado, é o caso que iremos descrever nesse artigo. Como a marca Assolan entrou no mercado e fez com que a líder do segmento em lã de aço – Bombril – dividisse seu mercado, por meio de umaboa estratégia de marketing as vendas expandiram rapidamente e a corporação julgou estratégico aplicar recursos adicionais para acelerar esse crescimento.
A marca Assolan começa na década de 30, ondea mesma já comercializava sabão em pedra, passando a importar as primeiras esponjas de aço, mais tarde com fabricação própria no Brasil, tendo como principal objetivo explorar o mercado dos produtosde limpeza doméstica e se tornar mais uma opção para as donas de casa. Após três décadas, a marca Assolan surgiu, e após várias transformações no mercado, sempre acompanhando as inovações no segmentode embalagens, a Assolan foi a primeira a utilizar os saquinhos plásticos para embalagem.
Em 2002, quando a Arisco, como era conhecido, se lançou na conquista das donas de casaconsumidoras de lã de aço e iniciou uma estratégia agressiva de marketing, comprou mais 8 empresas, viu que o consumidor precisava conhecer o produto e utilizou como estratégia a divulgação visual nos pontos devenda como displays e cartazes, assim a Assolan começa a ser conhecida pelo seu publico alvo – donas de casa, com a difícil missão de concorrer com a líder Bombril, traçou uma estratégia ainda maisagressiva: Deu à embalagem olhos, vida e personalidade, com o mascote que virou o “fenômeno”, e caiu no gosto dos consumidores, atingiu altos índices de popularidade, principalmente no comercial onde...
tracking img