O marketing narcisista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O marketing Narcisista e o Mal de Rafael
Por admin
O profissional de marketing tem uma propensão muito intensa em achar que os seus gostos e preferências pessoais ou familiares são os mesmos domercado. E tomam muitas decisões baseadas nesta subjetividade pessoal. Li há três anos um artigo escrito pelo consultor Jaime Troiano na Revista Consumidor Moderno que define muito bem o que é oMarketing Narciso. Com a autorização do autor segue texto na Integra.
O Mal de Rafael
Há pouco tempo, eu disse a um conhecido, o Rafael, qual era a participação de mercado aproximada da Coca Light. E ele medisse: ´´Jaime, não é possível, deve ser muito mais alta. Todo mundo que eu conheço toma Coca Light!´´ Fui obrigado a concordar: quase todo mundo que ele conhece toma Coca Light. Dentro do gruposocial por aonde ele e eu andamos e o tipo de consumidor que conhecemos, de fato, Coca Light tem market share bem alto!
Os problemas começam quando profissionais de comunicação e marketing trazem ingênuae inadvertidamente essas verdades pessoais para o escritório. Enquanto Rafael continuar o trabalho que faz hoje e não incursionar nessa nossa profissão, estaremos protegidos contra suas crençaspessoais. Mas se ele um dia tentar a vida na área de marketing e comunicação – Deus queira que não! – aí teremos de nos preocupar com seus palpites.
Mesmo assim, o problema continua: o mercadotem´rafaéis´em abundância. Muitas vezes eles têm visões pessoais sobre a experiência de vida de seres próximos: ´´Não é que meu filho seja uma amostra válida, mas…´´. E aí vem a pérola sobre o amplo conhecimentodeles a respeito de valores, visão de mundo e comportamento de consumo dessa geração. Outras vezes, eles partilham intimidades conjugais: ?Minha esposa fica irritadíssima quando vê esses comerciais emque o produto…?. Não é preciso muito esforço para imaginar o que vem depois: um rico painel de opiniões sobre como certos tipos de mulher reagem a certas propagandas, por exemplo. Além de filhos e...
tracking img