O manifesto denominado dogma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O manifesto denominado dogma95
Dogma95 é um movimivento de cineastas,fundado em copenhague na primavera de 1995. O dogman tem o compromisso de levantar-se contra “certa tendência” do cinema atual.Odogma95 é um ato de resgate!
Para o dogma95 o cinema não éuma coisa individual!
Hojé uma tempestade tecnológica cria tumulto.O resultado será a democratização suprema do cinema.Pela primeira vez,qualquer um pode fazer um filme. Mas quanto mais os meios setornam acessíveis, mais a vanguarda ganha importância. Não é o caso que o termo vanguarda assuma uma conotação militar. A resposta é a diciplina... devemos colocar os nossos filmes em uniforme,porque ocinema individual será decadente por definição.
Para erguer-se contra o cinema individualista, o dogman95 apresenta uma série de regras estatuárias intiltuladas “voto de castidade”.
Em 1960,tivemoso bastante. O cinema havia sido “cosmetizado” à exaustão,dizia-se. Dali em diante, todavia, a utilização dos “cosmetizados” aumentou de modo ianudito. O objetivo supremo dos cineastas decadentes éenganar o público. É disto que nos orgulhamos? É a este resultado que nos conduziram (100) cem anos de cinema? Das ilusões para comunicar as emoções? Uma série de enganos escolhidos por cada cineastaindividualmente.
Para o dogma95,o filme não é ilusão!
Hoje em dia, arma-se uma tempestade tecnolólogica. Elevan-se os “cosméticos” ao status de deuses. Utilizando a nova tecnologia, qualquer um pode –em qualquer momento – sufocar a última migalha de verdade no estreito canal das sensações. As ilusões são tudo aquilo atrás do qual pode esconder-se um filme. Dogma95, para erguer-se contra o cinemade ilusões, apresenta uma série de regras estatutárias: o voto de castidade.

Voto de castidade
1. As filmagens devem ser feitas em locais externos. Não podem ser usados acesssórios ou...
tracking img