O manifesto comunista - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifesto comunista
Em O Manifesto Comunista, Marx conta que o comunismo já rondava a Europa, e que também já era reconhecido como forca por todas as potencias Europeias.

Ele relata que a historia de todas as sociedades que existiam ate o momento, tinha sido historia de luta de todas as classes. Todas as classes viviam numa guerra constante, que terminavam sempre pela revolução da sociedadeinteira, ou pela destruição das duas classes em luta.

Segundo o texto, nas primeiras épocas históricas havia uma completa divisão da sociedade de acordo com suas condições sociais. E em cada classe, novas divisões hierárquicas. A sociedade burguesa, que brotou da sociedade feudal, não deixou de lado essas divisões, colocou novas classes, novos modos de opressão e novas formas de luta. Asociedade dividia-se cada vez mais em duas classes opostas: burguesia e proletariado.

A respeito do desenvolvimento histórico da burguesia, Marx relaciona a idade media como berço dos primeiros burgueses livres das cidades. Ele diz que a descoberta da America e a navegação em volta da África ofereceram um novo campo de ação aos burgueses. Antiga organização feudal da indústria não satisfazia mais asnecessidades por causa dos novos mercados abertos. A divisão do trabalho entre as diferentes corporações dão lugar a divisão do trabalho dentro das próprias oficinas. A manufatura tornou-se insuficiente, então o vapor e a maquinaria revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna suplantou a manufatura. Logo a grande indústria criou um mercado mundial, e o mercado mundial acelerouo desenvolvimento do comercio, da navegação e dos meios de comunicação por terra. E à medida que tudo isso se desenvolvia, a burguesia também crescia e multiplicava seu capital. A burguesia, desde o estabelecimento da indústria, conquistou soberania política exclusiva no estado representativo moderno.

Marx aponta que a burguesia desempenhou na historia um papel revolucionário, tudo que aindaaprendia o homem feudal a seus superiores naturais, ela despedaçou para deixar somente o laço do frio interesse, as duras exigências do pagamento a vista. Não havia outros tipos de relações se não as relações monetárias.

Marx elogia a burguesia e diz que a classe revolucionou os instrumentos de produção. A burguesia invadiu o globo com a necessidade de novos mercados. As necessidades já não eramsatisfeitas apenas com produtos nacionais, então se desenvolveu um intercambio universal. Marx conta sob pena de morte, a burguesia obriga a sociedade a adotarem o modo burguês de produção e faz da sociedade sua imagem e semelhança. Ele conta ainda, que a burguesia durante seu domínio criou forcas mais produtivas do que todas as gerações anteriores. Criou centros urbanos, aglomerou a população ecentralizou as propriedades em poucas mãos. Transformou nações diferentes, em uma só nação.

Marx relata que juntamente com o desenvolvimento da burguesia desenvolve-se também a classe dos operários. O proletariado passa por diferentes fases do desenvolvimento. Logo que essa classe nasce, começa sua luta contra a burguesia. O aperfeiçoamento rápido das maquinas torna o salário do proletariadocada vez mais baixo, e sua condição de vida cada vez mais precária. Para que seus direitos sejam reconhecidos os operários formam uniões contra os burgueses e o resultado de suas lutas e’ a união cada vez mais ampla dos trabalhadores de todas as classes que enfrentaram a burguesia, Marx acredita que a única que era verdadeiramente revolucionaria era o proletariado.

No texto Marx diz que todos osmovimentos históricos eram movimentos de minorias. A luta do proletariado contra a burguesia reverte-se nos primeiros tempos. Nas fases do desenvolvimento do proletariado, passa-se meio oculta a historia da guerra civil, ate a hora em que se explode numa revolução aberta e o proletariado estabelece domínio sobre a burguesia. Marx afirma que a queda da burguesia e a vitoria do proletariado era...
tracking img