O mana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXODO 16

O

M A N Á

DEVE-SE LER ESSE CAPITULO JUNTO COM JOÃO 6, POIS O MANÁ DO CÉU É UM SIMBOLO DE CRISTO, O PÃO DA VIDA. ELE TAMBEM SE REFEREÀ PALAVRA ESCRITA QUE, DIA APÓS DIA, ALIMENTA O POVO PEREGRINO DE DEUS ( MT 4:4).

I O MANÁ EXPLICA QUEM É JESUS

A PALAVRA HEBRAICA MANNA SIGNIFICA “ QUE É ISTO” ( V.15 ), ADECLARAÇÃO DOS JUDEUS QUANDO NÃO CONSEGUEM EXPLICAR O ALIMENTO NOVO QUE DEUS MANDOU. EM 1 TM 3:16, PAULO ESCREVE “ GRANDE É O MISTÉRIO DA PIEDADE ”. OBSERVE COMO O MANÁ RETRATA JESUS CRISTO:



A SUA HUMILDADE

ERA PEQUENO ( V. 14 ), O QUE NOS LEMBRA A HUMILDADE DELE, POIS ELE SE TORNOU UM BEBE E, ATÉ MESMO, UM SERVO

B. SUA NATUREZA ETERNA


ERA REDONDO ( V. 14 ), LEMBRA O CIRCULO, SIMBOLO DAETERNIDADE DELE, POIS JESUS CRISTO É O DEUS ETERNO ( JO 8:53-59 ).


C. SUA SANTIDADE

ERA BRANCO ( v. 31 ), O QUE NOS LEMBRA A PUREZA E IMPECABILIDADE DELE. ELE É O FILHO DE DEUS.

D. SUA DOÇURA

ERA DOCE ( V. 31 ),”PROVAI E VEDE QUE O SENHOR É BOM” ( SL 34:8 ).EM NM.11:4-8, OBSERVE QUE O “ OMISTO DE GENTE ” QUE FOI COM OS JUDEUS NÃO GOSTA DO SABOR DO MANÁ E PERGUNTAA RESPEITO “DOS ALHOSSILVESTRES,DAS CEBOLAS E DOS ALHO” DO EGITO. ELES NÃO SE SATISFAZIAM COM O SIMPLES MANÁ. ELES O COLHIAM, MOIAM E COZIAM, MAS O MANÁ TINHA SABOR DE “AZEITE”, NÃO DE MEL. AQUI, HÁ UMA LIÇÃO ESPIRITUAL PAR NÓS: NÃO PODEMOS APERFEIÇOAR A PALAVRA DE DEUS ( SL 119:103 ).

E. SUA NUTRIÇÃO

POR QUASE QUARENTA ANOS, FOI SATISFATÓRIO E FORTALECEDOR PARA A NAÇÃO ALIMENTAR-SE DO MANÁ. TUDO QUEPRECISAMOS COMO ALIMENTO ESPIRITUAL É JESUS CRISTO, O PÃO CELESTIAL ENVIADO POR DEUS. DEVEMOS BANQUETEAR-NOS COM O PÃO QUE NUNCA NOS DEIXARÁ FAMINTOS.

II. O MANÁ RETRATA A FORMA COMO JESUS VEIO

A ELE VEIO DO CÉU

ELE NÃO FOI IMPORTADO DO EGITO NEM FEITO NO DESERTO, VEIO DO CÉU; É DÁDIVA DA GRAÇA DE DEUS. JESUS CRISTO DESCEU DO CÉU ( JO 6:33 ), COMO UMA DÁDIVA DO PAI PARA ALIMENTAR O PECADOR.DIZEFR QUE CRISTO É “APENAS HOMEM COMO OUTRO QUALQUER” É O MESMO QUE NEGAR O ENSINAMENTO DE TODA BIBLIA DE QUE ELE É O FILHO DE DEUS ENVIADO DO CÉU.

B. ELE VEIO À NOITE

A CADA INÍCIO DE MANHÃ, AS PESSOAS PEGAVAM O MANÁ, POIS ELE CAÍA DURANTE A NOITE. ISSO SUGERE A ESCURIDÃO DO PECADO QUE HAVIA NESTE MUNDO QUANDO JESUE VEIO. ERA NOITE QUANDO JESUS NASCEU, POIS ELE VEIO PARA SER A LUZ DO MUNDO ( JO8:12 ). E AINDA É NOITE NO CORAÇÃO DOS QUE O REGEITAM ( II CO 4:1-4 ).


C. ELE VEIO SOBRE O ORVALHO ( VV. 13-14 )

O ORVALHO IMPEDIA QUE A TERRA MACULASSE O MANÁ ( VEJA NM 11:9 ). ISSO É UM SIBOLO DO ESPIRITO SANTO, POIS JESUS VEIO A TERRA POR INTERMÉDIO DO MINISTÉRIO MIRACULOSO DO ESPIRITO ( LC 1: 34-35 ). SE JESUS NÃO TIVESSE NASCIDO DE UMA VIRGEM, NUNCA SERIA CHAMADO “O SANTO”.

D.ELE CAIU NO DESERTO

ESTE MUNDO NÃO É UM PARAISO. ELE É UM LUGAR MARAVILHOSO PARA O NÃO SALVO, MAS É UM DESERTO PARA O CRISTÃO EM SUA PEREGRINAÇÃO EM DIREÇÃO À GLÓRIA. CONTUDO, CRISTO VEIO A ESTE MUNDO POR AMOR AOS HOMENS, PARA DAR SUA VIDA POR NÓS. QUE GRAÇA!

E. ELE VEIO PARA UM POVO REBELDE ( VV. 1-3 )

QUE MEMÓRIA FRACA ISRAEL TEM! APENAS SEIS SEMANAS, FORA LIBERTO DA ESCRAVIDÃO NO EGITOE JÁ ESQUECERA AS MUITAS MERCÊS DE DEUS. O POVO MURMURA CONTRA MOISÉS E CONTRA DEUS ( VEJA 15:22-27 ) E ANSEIA PELA ALIMENTAÇÃO DE CARNE DA VIDA ANTIGA; CONTUDO, DEUS EM SUA MISERICÓRDIA E GRAÇA, SUPRE-OS COM PÃO. O VERCICULO 4 FARIA BEM SE DISSESSE: “FAREI CHOVER FOGO E ENXOFRE SOBRE ESSES PECADORES INGRATOS!”. MAS NÃO, DEUS PROVA SEU AMOR POR ELES AO FAZER CHOVER PÃO SOBRE ELES. VEJA ROMANOS5:6-8. ALGUEM CALCULOU QUE PRA SUPRIR DIARIAMENTE DOIS MILHÕES DE PESSOAS COM MENOS DE QUATRO LITROS APROXIMADAMENTE DE MANÁ PARA CADA UMA, SERIAM NECESSÁRIO QUATRO TRENS DE CARGA COM SESSENTA VAGÕES CADA UM. COMO DEUS É GENEROSO CONOSCO!

F. ELE CAIU EXATAMENTE ONDE ELES ESTAVAM

COMO OS JDEUS TINHAM ACESSO FÁCIL AO MANA! ELES NÃO TIVERAM DE ESCALAR UMA MONTANHA NEM ATRAVESSAR UM RIO...
tracking img