O método científico: a observação

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 20 de junho de 2011
Cap. 2 – Reflexões Epistemológicas
O método científico: A observação

Nossa primeira discussão girou em torno da observação e métodos que possibilitem retratá-las da melhor maneira possível.Assim, perpassamos alguns aspectos como o método dialético, sendo este dinâmico e em constante mudança. Inicialmente, tem-se uma tese sobre as coisas que observamos no mundo, mas que acabamos encontrandoantíteses que faz com que cheguemos em uma síntese sobre o fenômeno, constituindo-se, assim, uma nova tese. Por isso, é um processo infinito.
Quando observamos temos a necessidade de explicar omundo através de categorias, ou seja, agrupamentos de objetos com algumas características em comum. Portanto, temos as categorias de mesa, de cadeiras, etc. A observação não é pura, sempre vem carregadade nossas próprias experiências e conceitos, logo, ela é subjetiva. É impossível fazer uma pesquisa sem que o pesquisador deposite sua visão de mundo, mas não se pode fazer uma observação totalmentesubjetiva, pois os outros membros da comunidade que compartilham os conceitos, não aceitarão uma forma de pensamento totalmente particular.
Os conceitos são criados social e historicamente. Énecessário que uma comunidade discuta e entre em consenso sobre o que é cada coisa do mundo, ou seja, fazendo teorias. Quando fazemos uma observação utilizamos essas teorias como forma de interpretar nossosobjetos ou sujeitos de pesquisa, relacionando aquilo que se vê com aquilo que já se conhecia.
Pelo parágrafo acima, caímos na questão do real. O real seria o natural, ou seja, observar a “coisa em si”,sua essência e em sua verdade absoluta. Segundo Kant, as características do homem não permitem que ele veja o mundo como ele realmente é, ou seja, independente de sua existência. Quem vai contra avisão de mundo aceita pela comunidade pode ser considerado louco, sendo conhecido como aquele que vive fora da realidade.
Para provar que o que estamos observando é verdadeiro nos baseamos em teorias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabaco método científico observação e questionamento.
  • Métodos de observação
  • Métodos de observação
  • metódos de observação
  • Métodos de observação
  • Metodos de observação
  • Método de Observação
  • metódos de observação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!