O lugar do individuo em maquiavel e hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O lugar do indivíduo em Maquiavel e Hobbes
José Fernando Rodrigues de Souza





FICHA CRITICA
Estudo sobre a noção de indivíduo, o uso operacional do conceito de razão e estado, fazer umaanálise contrastando a obra maquiaveliana e hobbesiana - usando como parâmetros o cenário e as circunstâncias de suas angústias e reflexões.







ESTRUTURA DO TEXTO:
Partindo do objetivo deestudo do texto: “O lugar do individuo em Maquiavel e Hobbes” de José Fernando Rodriguez de Souza. Aponta-se a noção do individuo, o uso do conceito de razão de estado, fazendo uma análise contrastandoa obra de maquiaveliana e hobbesiana, usando o cenário e as circunstâncias de suas angustias e reflexões. Autores esses abordados por José Fernando que os considera fundadores da ciência politicamoderna, geniais inventores de vários paradigmas do estado moderno até mesmo democrático.
Maquiavel propunha um método em que pensava os homens e o politico como realidades naturais, sujeito aexplicações naturais. A obra maquiaveliana faz elogio da virilidade, astúcia, força e do valor individual renovado de um homem, o delator da fortuna, o revelador da virtú. Aponta o nascimento do “um” doindivíduo.
Tanto Maquiavel como Hobbes são individualistas, o que era produto da era moderna em formação. O individualismo crescente é um traço característico do século XVI e XVII. Os dois preocupavam-se com aindependência do homem, com o isolamento de seu semelhante e em questão disso chega a suscitar a origem da sociedade politica.
Para Hobbes o estado é obra de todos os indivíduos r não de um como emMaquiavel. O individuo de Hobbes é autor dos atos do soberano, pois o soberano é representante. O homem é um ser de artificio e invenção. O individuo e sua vontade é o fundamento da sua legitimidadepolitica, sendo esse individualismo que está na origem de seu absolutismo. Maquiavel se mostra pessimista em certo sentido em referencia ao homem. Já Hobbes é sempre pessimista e se estende a...
tracking img