O lugar do brincar na aprendizagem pratica pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lugar do brincar na aprendizagem

O ser humano sempre busca o conhecimento ao decorrer de nossas fases. Sendo a maior parte originada na infância.
Começamos ainda criança aprendemos pelocorpo, e através deste relacionam com o meio que os envolve.
É observando, olhando, conhecendo, tocando, manipulando e experimentando que se vai construindo conhecimento. Neste jogo, o da busca doconhecimento, onde se pode brincar, jogar e estabelecer um espaço e tempo mágico, onde tudo é possível, um espaço confiável, onde a imaginação pode desenvolver-se de forma sadia, onde se pode viver entre oreal e o imaginário, este é o lugar e tempo propício para crescer e produzir conhecimento.
No começo, a brincadeira é bastante corporal e mais tarde tende a ser mais objetal passando à subjetividadeno final.
Cabe ressaltar que a brincadeira não traz apenas prazer, também pode trazer dor ou desconforto.
Brincando a criança vai, lentamente, estabelecendo vínculos, brinca com os objetosexternos e internos num processo de trocas intensas com a realidade e com a fantasia. O brincar proporciona ao sujeito liberar o medo do novo, do desconhecido. A criança brinca com o desconhecido paratorna-lo conhecido, brinca com o medo para que possa dominá-lo.
Quando a criança brincando usa a imaginação ela estabelece uma relação de imaginação e criação, ela esta recriando a realidade.
É naexploração do mundo, do meio ambiente, na manipulação dos objetos, nas trocas com seus pares etc. que a criança vai aprendendo, vai buscando fora si o conhecimento, para mais tarde poder internalizá-lo.A realidade impõe limites, são estes limites que cria condições para as estruturas mentais.
A brincadeira contribui de forma espetacular para a construção da auto imagem positiva.
Para brincar,para exercer a capacidade de criar é preciso um espaço rico e diversificado. Taille (1992, p. 49) citando Piaget, nos diz que o desenvolvimento moral da criança se constitui de três fases. São elas:...
tracking img