O lugar da mulher na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VOCÊ JÁ REFLETIU SOBRE O LUGAR DA MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA?



Não há dúvidas que as mulheres cresceram e continuam crescendo cada vez mais, seja no mercado de trabalho, ou na vida social, econômica e política. Aos poucos, as habilidades e características femininas começam a se destacar na sociedade, suas conquistas estão cada vez mais visíveis. Podemos perceber que aos poucos a mulherveio conquistando mais espaço, e a maior contribuição para que estes fatos ocorressem foi a sua presença, cada vez maior, crescente e constante, não só no espaço familiar e na esfera trabalhista, mas também na política e na economia do país. As mulheres avançaram no Brasil mostrando competência no trabalho, lutando pelos seus direitos, esses avanços femininos têm sido percebidos pelas suasparticipações em várias áreas da sociedade que lhes dão os mesmos direitos dos indivíduos do sexo oposto. Elas não ficam mais todo o tempo dentro de suas casas, hoje a mulher “abandonou” o lar e foi para o mercado de trabalho objetivando compor a renda familiar.

Mesmo sendo consideradas como o sexo frágil e sensível, as mulheres provam que tem a mesma competência para realizar todas as atividades quesão exercidas por homens, os mesmos já se sentem concorrentes das mulheres em algumas situações, como na política, e no mercado de trabalho. As mulheres ocupam o topo de grandes empresas, organizam pesquisas, ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, e são competentes no que fazem.

Mas além de todas essas qualidades, infelizmente, as desigualdades e discriminações ainda sãoóbvias no cotidiano da sociedade. No Brasil, há casos de mulheres que são violentadas, isso acontece porque a sociedade continua sendo tão preconceituosa que muita gente acha que os homens são mais fortes que as mulheres e acham que a violência é o melhor jeito de resolver um conflito. Alguns homens acham que têm o direito de humilhar as mulheres. Existem muitos tipos de violência contra as mulheres;como a violência doméstica, violência física, violência moral, patrimonial e violência sexual. A maioria da violência ocorre principalmente no lar, é no espaço doméstico, o local ao qual ela deveria sentir-se segura, que muitas vezes é onde são mais agredidas. A violência doméstica é cometida principalmente por seus maridos, parceiros, ou outras pessoas com quem as vítimas mantêm relações afetivasou íntimas, incluindo pessoas da relação familiar como os filhos, sogros, cunhados e outros parentes. A violência acontece com mulheres de todas as idades, padrões sociais, raças, credos e tem graves repercussões na sociedade. Traumas ligados à saúde física e mental, dificuldades em arrumar emprego ou a sair de casa sozinha, problemas na aprendizagem, fobias, riscos de prostituição, uso de drogas eoutros comportamentos de risco. Existem algumas leis que foram feitas para prevenir e coibir esses tipos de violência, como a Lei Maria da Penha – 11.340/2006, que foi aprovada como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa. Violência contra a mulher é um problema grave que precisava ser tratado com mais atenção e respeito. Esse tipo de violência éum grande insulto a saúde pública da mulher. E as mulheres não desistem de lutar pelos seus direitos, comemora-se no dia 8 de março, o dia internacional das mulheres, que não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância da mulher na sociedade, trazendo sua importânciapara uma vida mais justa e mais humana. Deste modo, a mulher veio subindo aos poucos os degraus de uma difícil jornada, longa e íngreme para conquistar o respeito e a dignidade tanto almejada, principalmente no seio familiar e no casamento. O movimento feminista contribuiu muito no desenvolvimento da mulher no passado e na atualidade o movimento está ainda mais presente nas várias atividades...
tracking img