O lugar da mulher na familia pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
o Lugar Da Mulher Na Familia Pobre
INTRODUÇÃO

A desigualdade de gênero pode incidir sobre a condição de pobreza e as formas de proteção familiar? A igualdade é constituída socialmente,sendo diferenciada em cada sociedade por valores atribuídos aos relacionamentos sociais e, dos critérios de distribuição dos recursos que estruturam a vida social. Desigualdades e discriminaçãocontinuam incidindo sob formas injustas de oportunidades. Nos últimos cinqüenta anos um dos fatos mais marcantes ocorrido na sociedade brasileira foi à inserção crescente das mulheres na força detrabalho. Esse contínuo crescimento da participação feminina é explicado por uma combinação de fatores econômicos e culturais.
Mulheres, mães para contornarem as inseguranças sociais, acabam seorganizando criando redes de apoio com outras mulheres, fazendo o papel do Estado, um espaço de e de serviços prestados ente si, os quais, com pouco recursos minimizam as condições subumanas deextrema pobreza.

Trata-se de pensar o lugar da mulher nas famílias pobres principalmente monoparentais, como essas mulheres assumem a identidade de mãe, principais responsáveis pelo sustento ecuidado familiar, mesmo com espaços desiguais. . Conforme Lavinas (1998), muitas pesquisas têm insistido nas dificuldades que a instabilidade conjugal e a mudança na estrutura familiar têmprovocado nos setores mais empobrecidos da população, nas quais a mulher passa a acumular sozinha, funções de provedora e de responsável exclusiva pela esfera da reprodução.
Como já sabemos, nemtodas as famílias são iguais, mais especificamente, queremos abordaremos as famílias monoparentais famílias esta, com somente um provedor, no nosso caso especificamente as família que somente asmães são provedoras criando seus filhos sozinhas, pois, mesmo que esse arranjo familiar tenha se dado em todas as faixas de renda, o crescimento entre mulheres pobres foi mais acentuado.
tracking img