O ludico em sala de aula: aprender com prazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lúdico em sala de aula: Aprender com prazer.

Eonice T. S. Gomes

Resumo: O presente artigo tem por principal objetivo provocar reflexões sobre a prática da aprendizagem a partir do lúdico, procurando entender se esta prática ajuda o aluno a adquirirhabilidades essenciais para a vida social e cultural, a interpretar o mundo que o rodeia, fazendo com que se torne critico e capaz de enfrentar situações diversas. Ao trabalhar com o lúdico deve ser levado em conta o sujeito/aluno, a escolha das atividades, os recursos, a metodologia, o tempo disponível e quais objetivos se deseja alcançar. Portanto é um desafio para o docente, pois requer preparopara orientar o educando e a apresentação de situações que leve o aluno a construir seu próprio conhecimento com prazer e autonomia.

Introdução: A aprendizagem através do lúdico pode ser um meio pelo qual o professor pode alcançar seus objetivos proporcionando ao aluno prazer, desenvolvendo nele o desejo de aprender. A arte em toda a sua extensão possibilita ao aluno desenvolver suas habilidades,expressar seus sentimentos e conhecimentos, sensibilizando-o a voltar os olhos para os problemas da realidade, provocando comportamentos de transformação, despertando a criatividade, a reflexão, o trabalho em grupo, a socialização, o companheirismo, levando-o a aprender numa continuidade, considerando os aspectos sociais e culturais.
A escola atual procura preparar o aluno para a vida,desenvolvendo nele os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, a fim de levá-lo a buscar informações, falar em contextos variados, dominar as diferentes linguagens. Sendo que a função do professor é conhecer e entender a realidade de seu aluno, nada melhor do que fazer isso por intermédio do lúdico, trabalhando com artes, jogos e diversidades, desde sejam atraentes e interessantes, de forma quedesperte o interesse do educando levando-o a uma aprendizagem significativa. Também nesse processo há relações que são primordiais como a professor-aluno, bem como a relação da família com o educando e com a escola.

Palavras-chave: produção, criatividade, prazer e aprendizagem significativa.

A alfabetização e o lúdico.

Quando se analisa a prática pedagógica dos educadores percebe-se quecada um a seu modo com suas idéias buscam nortear o seu trabalho de modo que seus educandos tenham uma aprendizagem significativa quando se fala de como ensinar, quais estratégias usar é muito complexo, pois trabalhar com o lúdico requer um planejamento constante e inovador para que o professor apresente aos alunos atividades que os levem a desenvolver habilidades diversas. O processo deconstrução de conhecimento implica em favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas oportunidades, sugerir-lhe novos materiais, atividades enriquecedoras que favoreçam a ampliação do saber.
O conhecimento é uma construção humana que acontece gradativamente que se realiza por processos de assimilação e de acomodação. Assim uma mesma informação não é assimilada ao mesmotempo por todos.
Cada indivíduo trabalha e retrabalha, elabora e reelabora as informações recebidas de forma progressiva. Disso resulta o porquê o professor deve levar em conta o processo ensino e aprendizagem como um todo.
Sabe que a função da alfabetização é desenvolver no aluno competências leitoras e escritoras. Também esse processo inicia-se antes mesmo que a criança chegue à escola, poisesta faz sua leitura de mundo antes de saber ler convencionalmente. Também a alfabetização matemática tem por função desenvolver o conhecimento lógico matemático. Uma vez que esses conhecimentos ocorrem a partir das relações feitas pelas crianças é importante que elas sejam encorajadas para que assim possam desenvolver a autonomia.
O sujeito que conhecemos através da teoria de Piaget é aquele...
tracking img