O ludico como componente primordial no processo de aprendizagem da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO

PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA

A LUDICIDADE COMO COMPONENTE PRIMORDIAL NO
PROCESSO EDUCATIVO DA CRIANÇA

PORTO VELHO
2011
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO

PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA

 
 

 

A LUDICIDADE COMO COMPONENTE PRIMORDIAL NOPROCESSO EDUCATIVO DA CRIANÇA
 

 

 
 
 
 

Projeto de pesquisa apresentado como requisito avaliativo parcial da disciplina Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, ministrada pela professora Ms Helena Zoraide Pelacani Almada, do curso de Pedagogia, 8° período, da Faculdade de Educação de Porto Velho.Porto Velho
2011
1 TEMA

A ludicidade como componente primordial no processo educativo da criança.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A ludicidade como componente primordial no processo educativo da criança de 2º ano do Ensino Fundamental, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista Costa, localizada na Avenida AirtonSenna, n. 604, Bairro União, zona Urbana do Município de Candeias do Jamari.

3 PROBLEMA

A ludicidade é um componente primordial no processo educativo da criança e o professor do 2° ano do Ensino Fundamental deve fazer uso da mesma para desenvolver seu trabalho em sala de aula de forma exitosa. Diante disso, levantam-se os seguintes questionamentos: qual a principal causa do não uso dalúdicidade em sala de aula? Porque a ludicidade não entra no planejamento do professor? Será que os professores estão preparados para utilizar a ludicidade como componente no processo de ensino aprendizagem das crianças?

5 OBJETIVO GERAL

Identificar e verificar o uso da ludicidade no processo educativo das crianças do 2° ano do Ensino Fundamental na escola Dom João Batista Costa.

6OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Arrolar as ações do professor no uso da lúdicidade como componente no processo educativo da criança
• Distinguir o uso da lúdicidade e do brincar em sala de aula
• Investigar o uso da lúdicidade no planejamento do professor

7 JUSTIFICATIVA

A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção,elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio. A escolha do tema está vinculada à atividade profissional na área de Educação Infantil. Associar a educação da criança ao jogo não é algo novo.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. A relação entre o jogo e a educação sãoantigas, Gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança. Portanto a partir do século XVIII que se expande a imagem da criança como ser distinto do adulto o brincar destaca-se como típico da idade. As brincadeiras acompanham a criança pré-escolar e penetram nas instituições infantis criadas a partir de então. Nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectosde sua formação, pois como ser bio-psico-social-cultural dá os passos definitivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo social que pertence. Nestes tempos de mudanças educacionais, nós educadores temos que ser multifuncionais, ou seja, não apenas educadores, mas filósofos, sociólogos, psicólogos, psicopedagogos, recreacionistas e muito mais para que possamosdesenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educandos. Para que tenham sucesso no processo de aprendizagem e na vida. Tudo isso marcados pela ansiedade, medo, resistência e ao mesmo tempo esperança. Esperança esta que nos faz acreditar que o espaço escolar pode-se transformar em um espaço agradável, prazeroso, de forma que as brincadeiras e jogos permitam ao educador alcançar...
tracking img