O locus de controle em obesos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSITE RENE DESCARTES INSTITUT DE PSYCHOLOGIE HENRI PIERON
Paris 5-SORBONNE

D.E.A. de Psychopathologie et de Psychologie clinique
Perspectives anthropologique, cognitive et psychanalytique Année : 2003-2004

Tese de mestrado- DEA (Diplôme des Etudes Approfondis)

Titulo original :LIEU DE CONTROLE (LOCUS OF CONTROL) CHEZ LES OBESES
Titulo em Português : O Locus de controle em obesosAutor : Prado-Netto, Arthur Diretor de mestrado: Dardennes, Roland
Diretor de Estagio : Dabadie, Henri (Bordeaux II) Juri: Lecourt Edith, Adrien J-L Data de defesa : 06/09/2004
Tradução em português : Prado-Netto, Arthur Correção e revisão do português : Katherine Almeida

04/04/05

1

“Avant Propos”
Essa fotografia representa uma criança dividida entre o seu desejo de satisfazer suagula e seus ideais físicos.Os alimentos não são representados num balão. Eles parecem bem reais, prontos a ser consumidos e à disposição da criança. Em alusão as cores de uma propaganda, o pensamento da criança é revelado por um balão repleto de personagens esportistas de alto nível, homens e mulheres. A criança gostaria de sucumbir à tentação, mas ao mesmo tempo ele é seduzido pelos ideaisfísicos ditados pela sociedade e a midia, que podem ser a fonte de um racismo anti-gordo. A auto-estima, a crença no controle pessoal, parecem “tocadas”pela obesidade. A obesidade é um estigma vivido como um fracasso. A educação, a sociedade, a mídia excercem um papel importante no comportamento alimentar do sujeito. A crença no controle do peso é de mais em mais estimulada na sociedade ocidental. Destaforma, o suporte psicológico merece, então, uma vaga no tratamento do sujeito obeso.

Foto extraida da revista abeso Associaçao Brasileira de estudo a obesidade Numero 13 Abril 2003

2

RESUMO Titulo : Locus de controle e Obesidade : estudo em mulheres obesas com e sem transtornos alimentares associados.
Foi realizada uma comparação entre as diferentes escalas gerais do LOCUS. As duasprimeiras são a SOC-3 e IPC. A terceira corresponde a tradução e validação da escala do LOC específica ao peso, WLOC, de Saltzer (1982). Os sujeitos foram classificados segundo a presença de TCA (Transtonos do Comportamento Alimentar) e a presença des fatores hereditários ligados a obesidade. A população é composta por 46 mulheres obesas (IMC>30), divididas em 2 grupos , (um composto de 20 sem TCA eoutro composta por 26 com TCA (transtornos do comportamento alimentar ) associados. Os critérios de classificaçao e diagnósticos foram concebidos segundo o critério do DSM-IV. A validade interna do WLOC foi considerada satisfatoria. Ela correlaciona negativamente com a internalidade (IPC), controle pessoal e controle interpessoal (SOC-3). Os TCA em sujeitos obesos são ligados a externalidade nocontrole do peso e à externalidade no controle pessoal. Os sujeitos obesos sem TCA acreditam mais no controle do peso e no controle pessoal que os sujeitos com TCA (transtornos alimentaires). O Fator hereditário não tem efeito significativo no locus de controle. As mulheres obesas estudadas são mais internas no domínio pessoal que no domínio interpessoal e sociopolítico.

Palavra chave: Locus decontrole, Obesidade, transtornos alimentares, bulimia nervosa.

ABSTRACT Title: Locus of control in obesity: a study of obese women with and without associated eating disorders

The article compares between the different general scales of LOCUS. The first two ones are SOC-3 and IPC. The third one corresponds to the translation and validation of the Saltzer´s scale, the weight locus of controlWLOC (1982): a specific measure for obesity research. The individuals had been classified according to presence of eating disorders and to the presence of hereditary factors for obesity. The population was composed by 46 obese women (IBM> 30), divided in 2 groups, one of 20 women without eating disorders and another composed by 26 women with eating disorders associated. The classification and...
tracking img