O Livro Mem Rias De Um Sargento De Mil Cias De Manuel Ant Nio De Almeida Considerado Um Livro Rom Ntico

331 palavras 2 páginas
O livro Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida é considerado um livro romântico, e o que define o fim desse estilo na literatura no Brasil. Foi publicado originalmente em folhetins de Jornal, entre1852 e 1853.

O livro começa mostrando como o pai do Leonardo, o Leonardo Pataca, conheceu a mãe do Leonardo, Maria das Hortaliças, e como ele veio ao mundo. Os dois se conhecem em um navio, enquanto se mudavam para o Brasil, onde nasceu o Leonardinho.

Sua mãe o abandonou quando pequeno, fugindo para Portugal. Depois disso, logo Leonardo Pataca também abandona o menino, o deixando por conta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira).

Leonardinho sempre estava metido em travessuras, desde cedo se mostrava um grande malandro. Porém quando já era moço, apesar de ser muito ocioso, se apaixona por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. A primeira decide, então, casar-se com outro.

O texto mostra que não tem características muito comuns do romantismo, justamente por ser uma das últimas obras desse estilo, mostra, como por exemplo, a Idealização da mulher, a valorização dos sentimentos.

Após se meter em muitos problemas, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, e quando solto aproveita da viuvez de Luisinha para se reaproximar. Voltam a namorar, e pretendiam se casar, porém Leonardo havia se tornado um soldado, e soldado não podia casar. Foram até o Major Vidigal, que logo arranjou um jeito: dar baixa em Leonardo como tropa de linha e nomeá-lo “Sargento de Milícias”. Casam-se e recebem a herança que o padrinho barbeiro havia deixado.

Por mais que o livro, a nosso ver, seja em certas passagens de sua história e apresentações de personagens um pouco , é muito interessante por nos apresentar como era a sociedade de nosso país a anos atrás e como a polícia da época se comportava,como perseguiam e prendiam as pessoas, assim como o Major Vidigal mostra.

Relacionados