O LIVRO DIDATICO E A FORMACAO DO LEITOR

4371 palavras 18 páginas
TÍTULO: O LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Rita SAMPAIO 1

RESUMO
Considerando suas características materiais e mercadológicas, procuramos aproximar o livro didático como fonte privilegiada para reconstituição da história da leitura e da literatura. A pesquisa histórica tem mostrado o papel desempenhado por este material na definição dos modos de ler.Os trabalhos de Roger Chartier e Robert Darton apresentam como mudanças na produção do livro, deste como produto, vai se refletir nos modos de ler. Enfatizando aspectos técnicos que vão modificar a relação entre autor, obra e leitor.
Neste sentido o livro didático que tem por destino o espaço escolar tem no seu uso as marcas, os hábitos e os gestos desse espaço.O ato de ler na escola tem a intencionalidade do ensino, que abarca toda uma “prescrição”. O livro de ensino de literatura vai procurar formar o leitor, dentro de uma suposta tradição literária, que envolve a leitura de textos clássicos e a concepção de uma história literária nacional. As fontes pesquisadas são os livros didáticos da Companhia Editora Nacional voltada para o ensino de literatura, (1930-1961). Procuro neste trabalho, pensar quais os mecanismos de seleção dos autores e textos que entram ou saem do livro didático.
PALAVRAS-CHAVE

HISTÓRIA; LEITURA; LIVRO DIDÁTICO.

INTRODUÇÃO
“Uma vez escrito e saído das prensas, o livro seja ele qual for, está suscetível a uma multiplicidade de usos. Ele é feito para ser lido, claro, mas as modalidades do ler são, elas próprias, múltiplas, diferentes segundo as épocas, os lugares, os ambientes. Durante muito tempo, uma necessária sociologia da desigual distribuição do livro mascarou essa pluralidade de usos e fez esquecer que o impresso, sempre, é tomado dentro de uma rede de práticas culturais e sociais que lhe dá sentido. A leitura não é uma invariante histórica – mesmo nas suas modalidades mais física-, mas um gesto, individual ou coletivo, dependente das formas de

Relacionados

  • Historia da educação e da pedagogia geral
    8595 palavras | 35 páginas
  • SEM. INTRODUÇÃO DO CÓDIGO CIVIL
    29800 palavras | 120 páginas