O livre arbítrio, segundo Santo Agostinho.

O Livre Arbítrio tornou-se um dos mais renomados textos de Santo Agostinho. Acha-se subdividido em três livros. O primeiro está dedicado à comprovaçãoda tese de que o pecado provém do livre arbítrio; o segundo contém uma demonstração da existência de Deus, tema que absorveria a atenção da filosofia católica, sobretudo na Idade Média; e, o terceiroem que se detém na exaltação da obra de Deus e aborda também questões que lhe pareceram correlacionadas à ordem divina e que formam uma lista extensa (o que é preciso crer e que tipos de errosprejudicam a nossa felicidade; a morte prematura das crianças e o sofrimento que padecem não são contrários á ordem universal; o primeiro pecado do homem e o demônio; foi o homem criado em estado de sabedoriaou de insensatez, etc.).

Preocupava a Santo Agostinho a questão da existência do Mal. Os maniqueístas, com cujos princípios simpatizaram, afirmavam a existência de dois princípios vitais, de igualimportância: o Bem e o Mal. Em presença deste último, concluíam os homens não são culpados de ações classificadas como más. Para refutar essa doutrina, Santo Agostinho irá partir da tese de que nãose deve atribuir a Deus, mas ao homem a presença do Mal. Este foi criado dispondo de livre arbítrio, com direito a fazer uso de sua liberdade. Em consequência, o pecado decorre exclusivamente do livrearbítrio do homem.

Santo Agostinho irá explicitar que se trata de moral e não de males físicos (doenças, sofrimentos e morte). Atendo-se estritamente aos ensinamentos cristãos, entende que os malesfísicos são uma decorrência do pecado original. Os sofrimentos experimentados no corpo correspondem à penalidade imposta à humanidade em decorrência do primeiro pecado.


A tradição grega da qualse louva Agostinho, havia estudado detidamente a natureza dos atos humanos, isolando aqueles que não correspondem a reações automáticas, instintivas, e impõem uma escolha. Esta depende da vontade... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). O Livre Arbítrio segundo Santo Agostinho. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Livre-Arb%C3%ADtrio-Segundo-Santo/32358070.html

MLA

"O Livre Arbítrio segundo Santo Agostinho" TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Livre-Arb%C3%ADtrio-Segundo-Santo/32358070.html>.

MLA 7

"O Livre Arbítrio segundo Santo Agostinho." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Livre-Arb%C3%ADtrio-Segundo-Santo/32358070.html>.

CHICAGO

"O Livre Arbítrio segundo Santo Agostinho." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Livre-Arb%C3%ADtrio-Segundo-Santo/32358070.html.