O LIQUIDO DA CASTANHA DO CAJU COMO ABORDAGEM DIDATICA

799 palavras 4 páginas
ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Contextualização do LCC (Liquido de Castanha de Caju) no Ensino de Química AUTORES: ROCHA, R, C, C, L (FAMASUL), PAULA, K, K (FAMASUL), SILVA, J, L (FAMASUL)

RESUMO: O fruto do cajueiro, popularmente conhecido como castanha de caju, é um aquênio de comprimento e largura variável, casca coriácea lisa, mesocarpo alveolado, repleto de um líquido escuro quase preto, cáustico e inflamável, chamado de líquido da casca da castanha do caju (LCC).O Liquido de castanha de caju é usado como base para revestimentos, isolantes elétricos,plastificantes para borracha, reveladores fotográficos, tintas, vernizes, esmaltes, abrasivos,antioxidantes, germicidas, fungicidas e também inseticida. Geralmente este óleo é composto por ácido anacárdico,cardol, cardanol e metil cardol. Entre todas essas características importantes, este trabalho teve por objetivo contextualizar o LCC no ensino da Quimica, ora vista que o caju já faz parte do cotidiano dos estudantes de nossa região e expor a importância dessa substância para diversas áreas, enfocando o ensino de Quimica.

PALAVRAS CHAVES: ensino, contextualização, Anarcadium occidentale L. , fenol

INTRODUÇÃO: O líquido da castanha de caju (LCC) é uma fonte natural de compostos de cadeia fenólica longa e insaturada. (KUMAR et al., 2002). Obtido durante o processo de tratamento das castanhas de caju, é usado na fabricação de importantes produtos industriais como cimento (MENON et al., 1985), pinturas e vernizes como aplicações principais na indústria de polímeros (PARAMSHIVAPPA et al, 2001). Resina que apresentam excelente resistência a ação de sulfúricos de óleos minerais e alta resistência para álcalis e ácidos. (KNOP et al., 1979). O processo de extração do LCC pode ser realizado através do uso de solventes (LCC natural) ou à quente (LCC técnico). Os principais componentes do LCC natural são: ácido anacárdico (60-65%); cardol (15-20%); cardanol (10%) e traços de 2-metil-cardol. Os

Relacionados