O lider eficaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

A Eficácia enfoca o que fazer e está ligada à estratégia e à criação de objetivos. Já a eficiência está focada em como fazer, diretamente relacionada à produtividade, em métodos de criação.
Logo, ser eficaz é saber identificar a real necessidade de determinada situação; ser eficiente é colocar em prática os melhores meios para se cumprir aquilo que é necessário.Assim, como diria Peter Drucker: “Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia é fazer as coisas certas”.

2. PODER E AUTORIDADE

2.1 Poder

É exercer sobre o outro uma “força” de maneira imposta, onde quem sofre essa imposição se sente pressionado, não possuindo, assim, uma relação entre pessoas, e sim uma relação de força/imposição.

2.2 Autoridade

É quando um indivíduoexerce sobre outro um “dominio/influência”, fazendo com que este faça o que ele quer, porém de forma voluntária. Neste caso, não há pressão de cargo ou posição. O que é levado em consideração é a influência da pessoa.

2.3 Diferença entre Poder e autoridade

Através destes dois conceitos, podemos perceber que ambos quando possuídos por algum individuo fazem com que outro faça algo que ele deseja,porém o poder em forma de imposição (quando há um receio/medo) e a autoridade de forma espontânea.
Segundo James C. Hunter, enquanto
“Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influenciapessoal.”
Logo, um líder é aquele que consegue obter resultado de seu pedido, sem precisar ordenar ou obrigar alguém a realizar a tarefa por ele proposta.

3. CHEFE E LÍDER

3.1 Chefe
Pode ser considerado aquele que ocupa determinado cargo e que necessita deste para possuir domínio sobre os colaboradores, os influenciando somente pelo poder que seu posto proporciona.
Ele não sepreocupa com o colaborador, a não ser que tenha relação com seus números ou metas a serem alcançadas. Porém quando há esta relação, o chefe coloca-se de maneira fria aos limites do individuo, posicionando-se somente a favor de seu próprio beneficio.

3.2 Líder

Etimologicamente a palavra líder significa “condutora”. Ele coloca-se intitulado como líder porque exerce sobre uma pessoa/grupo umrespeito de seu condutor. Assim não necessita de cargo para possui-lo.
Desta forma ele age de maneira global, visando a organização, mas dá valor ao interior de cada colaborador. Colocando-se, assim, de uma maneira mais articulada, sua preocupação em relação aos indivíduos, pois respeita os limites de cada um e os motiva a chegar ao objetivo.

3.3 Diferença entre chefe e líder

Podemoscolocar que, conhecendo os conceitos, o chefe, diferentemente do líder, é aquele que gera medo aos colaboradores, por conta de seu posto. Já o líder não gera medo, pois possui respeito e credibilidade destes.
Correlacionando os tópicos, o líder exerce autoridade enquanto o chefe exerce poder.

4. COMPETÊNCIAS PARA LIDERAR

A seguir estão elencadas algumas competências para que o ato de liderarocorra de forma assertiva:
* Seguir os desejos de sua empresa, clientes e equipe fazendo com que todos caminhem para um objetivo único;
* Estabelecer foco no que é melhor para a equipe e para a empresa;
* Aprender com as situações. Cada acontecimento é uma oportunidade para repetir os sucessos e evitar os fracassos;
* Tenha pessoas em quem confiar para pedir conselhos. Liderarsignifica ouvir opiniões, refletir e escolher o mais adequado para o momento;
* Foque no futuro. Um líder deve trabalhar para assegurar que a empresa esteja melhor a cada dia.

5. HABILIDADES DE UM LÍDER

Antes de listar tais habilidades, devemos conhecer o conceito de habilidade. Habilidades são algumas capacidades desenvolvidas para realizar determinadas tarefas a partir de uma teoria e...
tracking img